5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que o BCE publica as atas da última reunião de política monetária, a Fitch pronuncia-se sobre o rating de Portugal.

O último dia da semana vai ser marcado pelas conclusões da última reunião de política monetária do BCE, mas também pelos resultados trimestrais da REN. Esta sexta-feira é também o último dia útil que as empresas têm para elaborar o mapa de férias.

BCE publica atas da última reunião de política monetária

O Banco Central Europeu (BCE) vai publicar esta sexta-feira, às 12h30, as atas da última reunião de política monetária. As últimas, referentes à reunião de emergência a 18 de março, davam conta de preocupações com a economia da Zona Euro. Contudo, houve alguns responsáveis a mostrarem-se reticentes quanto à “necessidade de se lançar um novo programa de compra de ativos”.

REN apresenta resultados trimestrais

Depois da EDP, há mais uma empresa ligada ao setor energético a prestar contas ao mercado. Esta sexta-feira é a vez da empresa liderada por Rodrigo Costa publicar os resultados referentes ao primeiro trimestre do ano. No ano passado, a REN viu os lucros caírem 8,1% para 109,2 milhões de euros, com a empresa a afirmar ter sido penalizada pela Contribuição Extraordinária do Setor Energético, que registou um aumento de 3,7 milhões de euros.

Último dia útil para empresas elaborarem mapa de férias

Esta sexta-feira é o último dia útil que as empresas têm para elaborar o mapa de férias dos seus trabalhadores. O prazo deste ano, que termina amanhã, 15 de maio, foi alargado por mais um mês devido à pandemia, com o Governo a dar mais tempo aos trabalhadores para planearem as suas férias (tal como em 2020). Assim, até este sábado, por lei, as empresas devem ter o documento concluído.

Avaliação do rating de Portugal pela Fitch

A agência de notação financeira Fitch vai pronunciar-se esta sexta-feira sobre o rating de Portugal. No relatório “Panorama do Crédito Soberano da Europa Ocidental” publicado no final de abril, a Fitch estimava “uma melhoria do potencial de crescimento a médio prazo de Portugal, particularmente se apoiado por reformas estruturais”. Como riscos negativos para o país foram destacados a “deterioração das perspetivas a médio prazo projetadas para as finanças públicas” e um “renovado stress no setor financeiro”.

Parlamento volta a discutir o PEVE

O Processo Extraordinário de Viabilização de Empresas (PEVE) vai ser discutido esta sexta-feira no Parlamento, depois de o PSD ter apresentado uma proposta de alteração à lei, justificando que o instrumento “não está a cumprir plenamente os fins para os quais foi criado”. Os sociais-democratas propõem algumas alterações em matéria de formalidades de negociações, em particular prazos de decisão ou maiorias de credores necessárias para o acordo. Não está, para já, em cima da mesa qualquer prorrogação do prazo de vigência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião