Hoje nas notícias: IEFP, multas Covid e ataques cibernéticos

  • ECO
  • 18 Maio 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O IEFP está a pedir a algumas empresas que devolvam o incentivo à normalização recebido no ano passado. O dia fica também marcado pelo número de coimas passadas durante os 15 períodos de emergência. Destaque ainda para os hotéis que reabriram mais cedo graças aos britânicos que aterraram em Faro.

IEFP pede a empresas que devolvam apoios

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) está a pedir a algumas empresas que devolvam o incentivo à normalização recebido no ano passado. Um dos problemas prende-se com as empresas que recorreram ao incentivo à normalização e que pediram depois, em novembro e dezembro, o chamado “apoio à retoma”, mas também há situações em que as empresas despediram. O Instituto da Segurança Social e o IEFP “estão a analisar estas situações para notificar os casos em que houve acumulação de apoios ou em que não foram cumpridas outras regras”, diz o Ministério do Trabalho. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Foram passadas quase 49 mil multas nos estados de emergência

Nos 15 períodos de estado de emergência, a começar em março de 2020, foram aplicadas no total 48.816 coimas ao abrigo do regime criado pela pandemia de Covid-19. A maioria das multas estiveram relacionadas com o desrespeito pelo dever cívico de recolhimento, logo seguido pela proibição de circulação entre concelhos. Além das multas, houve 810 detenções e 3.271 estabelecimentos foram obrigados a encerrar. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias ().

Ataques cibernéticos quase duplicaram em 2020

Os ataques cibernéticos cresceram de 754 incidentes graves (2019) para 1.418 em 2020, “mostrando com frequência uma coincidência temporal entre esse crescimento e os períodos de confinamento social fruto da pandemia de Covid-19”, indica o relatório do Observatório do Centro Nacional de Cibersegurança. Do total, 31% dos ataques foi contra o setor público. Há ainda a relatar 19.855 casos de burla informática. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Regresso de britânicos antecipa abertura de hotéis

Dos 30 voos que aterraram em Faro na segunda-feira, 16 tinham como origem o Reino Unido. Apesar de ainda não haver dados concretos da do número de turistas britânicos que aterraram, a secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Ana Jacinto, já disse que “esta situação veio antecipar a reabertura de muitos hotéis que não estavam a contar abrir já”. Assim, espera-se também a recuperação de vários postos de trabalho. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

António Costa perdeu 47 mil euros com venda da casa em Benfica

O primeiro-ministro vendeu o apartamento T2 onde vivia em Benfica, em Lisboa, por 280 mil euros, acabando por perder cerca de 47 mil euros, uma vez que pagou 327 mil euros em 2018. António Costa continua a viver no bairro de Benfica, numa casa arrendada onde paga 1.200 euros por mês. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: IEFP, multas Covid e ataques cibernéticos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião