Hoje nas notícias: Erro do Fisco, ciclovias e horas extra

  • ECO
  • 19 Maio 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Um erro informático do Fisco obriga a devolução de reembolsos do IRS. Destaque também para as ciclovias que vão receber 300 milhões e para Luís Filipe Vieira, que viu a sua auditoria alargada à sua empresa a Imosteps. O dia fica ainda marcado pelos profissionais de saúde que já esgotaram as horas extra deste ano e pelo aviso do SIS para a possibilidade de acontecerem ataques a interesses judaicos em Portugal.

Erro informático do Fisco obriga a devolução de reembolsos do IRS

Um erro de leitura do sistema informático fez com que o Fisco não tivesse em conta todos os valores declarados por contribuintes da categoria B com contabilidade organizada. O que significa que a fatura final é mais favorável aos sujeitos passivos do que deveria ser. Ou seja, as liquidações saíram erradas e já foram feitos reembolsos que terão de ser devolvidos à Autoridade Tributária e Aduaneira. O erro foi detetado na semana passada e já foram suspensas as liquidações das declarações em causa. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Ciclovias recebem 300 milhões de euros de programas regionais

O “Plano Nacional de Investimentos prevê 300 milhões para a mobilidade sustentável, em particular as ciclovias”, diz o secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro. Segundo o governante, as verbas estarão incluídas no próximo orçamento plurianual e nos programas operacionais regionais. E acrescentou: “estas matérias devem estar integradas nos instrumentos de gestão territorial e têm de ter maturidade para que, quando as verbas estiverem disponíveis, as autarquias tenham condições para avançar com os projetos”. Leia a entrevista completa no Público (acesso pago).

Auditoria alargada às dívidas de Luís Filipe Vieira

A auditoria à reestruturação da dívida contraída por Luís Filipe Vieira, a pedido do Fundo de Resolução ao Novo Banco, vai também incluir a Imosteps, empresa detida pelo empresário, revelou o vice-governador do Banco de Portugal. A Imosteps ficou de fora da reestruturação referida e foi vendida por 10% do valor da dívida de 54 milhões de euros, mas acabou por ser comprada por oito milhões de euros por um sócio de Vieira, José António dos Santos, conhecido por “Rei dos Frangos”. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Médicos e enfermeiros esgotaram em quatro meses as horas extra

Só entre janeiro e abril, os profissionais de saúde já fizeram 8,2 milhões de horas extra, num aumento de 73% face ao período homólogo de 2020, altura em que se deu a primeira vaga da pandemia. A situação é de tal ordem que, neste momento, há médicos e enfermeiros que já ultrapassaram o limite anual. Dados do portal de monitorização do SNS mostram que, até abril, contavam-se mais 3,5 milhões de horas suplementares trabalhadas, a maioria em serviço extraordinário diurno e noturno. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

SIS alerta para potenciais ataques a interesses judaicos em Portugal

O Serviço de Informações de Segurança (SIS) enviou um relatório para as forças de segurança nacionais a alertar para a possibilidade de acontecerem ataques a interesses judaicos em Portugal, na sequência do crescimento da violência na Faixa de Gaza. No documento, o SIS pede que se adotem medidas preventivas. Situação implica que exista uma missão de proteção e segurança a pessoas ou instalações que sejam potenciais alvos para atentados. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Erro do Fisco, ciclovias e horas extra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião