10 seguradoras estão entre as 100 maiores empresas do mundo

  • ECO Seguros
  • 23 Maio 2021

E 19 estão entre as 200 maiores, o peso do valor dos ativos da indústria torna as seguradoras pilares dos maiores negócios em todo o mundo. Portugal também entra no ranking anual da revista Forbes.

Sede e centro financeiro da Ping An em Shenzhen, China. Fundada em 1988, já é a 6ª maior empresa do mundo e uma das marcas mais valiosas.

A seguradora chinesa Ping An subiu mais um lugar e já é a 6ª maior empresa do mundo, enquanto a Berkshire Hathaway, conhecida pelo seu principal investidor Warren Buffett, está em 3º lugar mas a sua posição provém de outros negócios para além dos seguros, setor onde detém a Geico e de uma resseguradora poderosa. Estes resultados resultam de uma lista anual publicada pela revista Forbes que a denomina Global 2000 e lista as maiores empresas em todo o mundo.

A revista faz o ranking pesando de igual forma o valor de receitas, de lucro líquido, dos ativos e do seu valor de mercado, tendo neste caso como premissa que todas as grandes companhias estão cotadas em bolsa e, assim, é possível aferir a dimensão das companhias não só pelo seu valor real, mas também pelas perspetivas de crescimento e rentabilidade futuras.

Em relação ao ranking global é o setor financeiro com o ICBC – Industrial and Commercial Bank of China, a ser o maior em principalmente por valor de ativos, seguido do banco norte-americano J.P. Morgan Chase. Os bancos chineses colocam ainda em 4º lugar do ranking o China Construction e em 9º o Agricultural Bank of China. No lado financeiro americano, para além do 2º lugar do Chase, surge o Bank of America num 6º lugar partilhado com a Apple que, com a Saudi Aramco em 5º lugar e a Amazon em 10º completam o top ten e são as exceções fora das finanças.

Se 10 seguradoras aparecem no top 100 da Forbes, alargando ao top 200 aparecem 19 seguradoras essencialmente pelo peso dos seus ativos, sempre fortalecidos pelas gigantescas carteiras de investimentos que são a segurança de que vão cumprir as suas responsabilidades futuras para com os segurados num horizonte de longo prazo.

Entre as maiores da lista da Forbes a China coloca a Ping An em 6º, a China life em 49º, o AIA Group (Hong Kong) em 55º e a China Pacific em 125º. Nos Estados Unidos estão baseadas a UnitedHealth, que é proprietária do grupo Lusíadas Saúde, a MetLife em 62º e a All State em 151º. Na Europa está a Allianz em 24º, AXA em 54º. Zurich em 75º, Prudential em 105º, Chubb, Generali, Munich Re, Aviva e a Legal & General. O Japão contribui com a Japan Post em 87º e, fora destes países tradicionais, está o Canadá com a Manulife em 93º.

Quatro grupos portugueses também surgem neste ranking mundial da Forbes com a EDP em 466º, Jerónimo Martins na posição 1297, Galp em 1607 e BCP em 1676, sendo o único representante do setor financeiro português listado pela Forbes.

Para facilitar alguma comparação, ECOseguros junta os dados de 2020 referentes à Fidelidade consolidando operações nacionais e internacionais, informação que não tem origem na Forbes e na sua lista Global 2000.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

10 seguradoras estão entre as 100 maiores empresas do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião