5 coisas que vão marcar o dia

Começa a audiência de providência cautelar da AstraZeneca em Bruxelas. Em Portugal, Marcelo recebe o secretário-geral da NATO e o Novo Banco volta a ser ordem do dia.

Esta quarta-feira começa a audiência de providência cautelar da AstraZeneca por causa da violação do acordo da compra antecipada de doses de vacina contra a Covid-19. Destaque também para o Conselho de Estado que conta com a presença do secretário-geral da NATO. Também o Novo Banco está na ordem do dia, com mais uma audição na comissão parlamentar de inquérito e a ser tema de discussão na Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças. Em termos de dados económicos, o INE divulga a evolução dos preços das propriedades comerciais em 2020.

Arranca a audiência de providência cautelar da AstraZeneca

A União Europeia convocou a AstraZeneca a comparecer perante o Tribunal de Primeira Instância francófono em Bruxelas para uma providência cautelar. O processo terá início esta quarta-feira em Bruxelas pois o contrato celebrado entre a Comissão Europeia e a farmacêutica se rege pela lei belga. No primeiro dia serão ouvidas ambas as partes envolvidas no processo. Em causa estão violações pela AstraZeneca do acordo de compra antecipada de doses de vacina da Covid-19.

Conselho de Estado reúne-se com secretário-geral da NATO

O Conselho de Estado, órgão político de consulta do Presidente da República, vai reunir-se esta quarta-feira com a presença do secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, como convidado. A reunião terá lugar a partir das 15h no Palácio da Cidadela de Cascais. De acordo com uma nota publicada nesta segunda-feira no sítio oficial da Presidência da República, esta reunião terá como tema “NATO, situação e perspetivas”.

Prosseguem audições no inquérito ao Novo Banco

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco continua a centrar atenções, com a audição de Carlos Brandão, diretor do departamento de Risco Global, marcada para as 9h desta quarta-feira. Mais tarde, às 11h, é a vez de ser ouvido Nelson Martins, ex-diretor do departamento de Auditoria Interna. A comissão, presidida por Fernando Negrão, visa apurar as perdas registadas pelo banco e que foram imputadas ao Fundo de Resolução.

Injeção de capital no Novo Banco discutida na Comissão de Orçamento e Finanças

Ainda referente ao Novo Banco, a Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças vai discutir esta quarta-feira um projeto de resolução do Bloco de Esquerda que “recomenda ao Governo que cumpra a determinação da Assembleia da República e submeta a este Órgão de Soberania [AR], para discussão e votação, qualquer decisão de injeção de capital no Novo Banco”. No documento, o BE relembra que a AR “não autorizou o Governo ou o Fundo de Resolução a realizar qualquer despesa que tenha como finalidade o Novo Banco” e, assim, “qualquer decisão a esse respeito, nomeadamente a injeção de 460 milhões de euros prevista no Programa de Estabilidade, requer uma nova discussão e votação pelo Parlamento”.

O preço dos imóveis comerciais continua a subir?

Em 2019 o crescimento dos preços dos imóveis habitacionais abrandou face a 2018 (ano em que foi registado o maior crescimento desde 2010), segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Apesar do abrandamento, em 2019, o valor destes imóveis aumentou 1,9%. Esta quarta-feira o INE vai revelar a evolução dos preços das propriedades comerciais em 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião