Vassili Christidis é o novo presidente executivo da Cosec

  • ECO Seguros
  • 27 Maio 2021

O novo CEO da seguradora foi nomeado em março e assumiu funções em abril, embora a sua efetividade esteja pendente de confirmação da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

Presidente executivo (CEO) da Cosec, Vassili Christidis foi eleito em assembleia de acionistas a 24 de março.


Vassili Christidis assume a presidência da Comissão Executiva da COSEC em substituição de Thierry Etheve
, que resignou a este cargo “em virtude de ter assumido novas e importantes funções no grupo Euler Hermes,” informou a seguradora de crédito.

Christidis foi eleito em Assembleia Geral da COSEC realizada em 24 de março último. Exercendo as funções desde abril, mas ainda dependente de parecer definitivo por parte da ASF, Christidis tem assento no conselho de administração presidido por Maria Celeste Hagatong. Na comissão executiva da Cosec, o novo CEO conta ainda com os administradores Ana Carvalho e Placido Furnari, a primeira com o pelouro Comercial, Marketing e Comunicação e, o segundo, com a área de Sinistros Riscos e Informações, respetivamente.

Vassili Christidis tem um percurso profissional ligado à Euler Hermes desde 2013, primeiro como CEO da Euler Hermes Hellas na Grécia, e a partir de 2016, como Diretor Comercial Regional no Mediterrâneo, Médio Oriente e África. Antes de iniciar funções no Grupo Euler Hermes, o novo CEO da Cosec trabalhou primeiro em Londres na MK International e Piraeus Bank (Sucursal de Londres) e depois no BNP Paribas na Grécia e na Turquia, no Departamento de Corporate & Investment Banking.

É licenciado em Economia na Universidade da Macedónia (Salónica, Grécia), tem um Mestrado em Negócios Internacionais na Manchester School of Management, e obteve um MBA na Cass Business School, na City, Universidade de Londres.

Líder em Portugal no ramo de seguro de crédito, a Cosec é desde a sua constituição, em 1969, responsável pela gestão do sistema de seguro de créditos com garantia do Estado português, para apoiar as empresas na sua exportação e internacionalização para países de risco político agravado.

Empresa de capitais privados, a seguradora tem controlo repartido equitativamente pelo Banco BPI e a Euler Hermes (grupo Allianz).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vassili Christidis é o novo presidente executivo da Cosec

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião