5 coisas que vão marcar o dia

No primeiro dia do mês arranca o programa IVAucher e também há novas regras no apoio à retoma. É ainda conhecido o valor da dívida pública e outros indicadores económicos.

Esta terça-feira é o primeiro dia do IVAucher e também das novas regras do apoio à retoma progressiva. O primeiro dia de junho é ainda dia de conhecer alguns indicadores económicos, seja do Banco de Portugal, com a dívida pública, seja do Eurostat, com dados de emprego. É também apresentado o plano de recuperação da aprendizagem dos alunos.

Banco de Portugal revela como está a dívida pública

O Banco de Portugal vai dar a conhecer vários indicadores esta terça-feira, nomeadamente a evolução da dívida. A cada mês de 2021 a dívida pública tem atingido um novo recorde, tendo chegado a 275,3 mil milhões de euros em março de 2021, mais 1,2 mil milhões de euros quando comparado com fevereiro. Esta terça-feira sabe-se os dados referentes ao mês de abril.

Início do programa IVAucher

Os contribuintes podem, a partir desta terça-feira, começar a acumular o valor do IVA em consumos realizados em restaurantes e similares, em alojamento e cultura durante os meses de junho, julho e agosto desde que peçam fatura com contribuinte. Em setembro, o Fisco irá apurar quanto foi acumulado e comunicá-lo à empresa que operacionaliza o IVAucher. Após aderir ao programa (o que pode ser feito durante todo o período do programa), o saldo acumulado pode ser utilizado entre 1 de outubro e 31 de dezembro com os cartões de pagamento ligados à conta, descontando um máximo de 50% da fatura por compra.

Apoio há retoma tem novas regras

O apoio à retoma progressiva para empresas em crise permite cortar o período normal de trabalho dos colaboradores, em função das suas quebras de faturação, ao mesmo tempo que garante às empresas um apoio da Segurança Social. Os empregadores vão deixar de poder cortar em 100% os horários de todos os seus trabalhadores a partir desta terça-feira. Só poderão fazê-lo, a partir de agora, no máximo, a 75% dos trabalhadores. A exceção a essa nova regra são atividades se enquadrem, nos setores de bares, discotecas, parques recreativos e fornecimento ou montagem de eventos.

Como vai o emprego na UE?

O Eurostat vai divulgar dados sobre o emprego na União Europeia referentes ao mês de abril. Em março a taxa de desemprego da Zona Euro fixou-se nos 8,1% e a da União Europeia (UE) nos 7,3%, o que representou uma descida face ao mês anterior, mas ainda assim um crescimento face ao período homólogo.

É apresentado o plano de recuperação da aprendizagem

O Governo criou, em março, um grupo de trabalho multidisciplinar para apresentar recomendações sobre formas de combater os efeitos da pandemia na aprendizagem dos alunos. O grupo em causa contou com académicos, diretores escolares, encarregados de educação, alunos, representantes do ensino particular, ex-ministros e organizações sindicais, entre outros. A apresentação deste plano estava prevista para maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião