Una lança novo seguro habitação “acessível a todos”

  • ECO Seguros
  • 13 Junho 2021

A Una Seguros criou um produto com "easy packs," que junta e personaliza diversas coberturas num seguro habitação. Teresa Bello, Diretora de Marketing, afirma que a solução despenaliza o cliente.

Teresa Bello, Diretora de Marketing na Una Seguros: “Vamos deixar de estar dependentes da informática para desenvolvimento de produto”.

O novo seguro é objeto de campanha até 31 de agosto e a Una está “a oferecer uma surpresa a quem subscreva o seguro, em parceria com uma das lojas mais conhecidas de mobiliário e decoração.”

Considerando, por exemplo, os riscos gerais, quais são as coberturas inovadoras ou distintivas no plano base do Una Lar face à oferta existente no mercado?

A inovação deste produto não passa apenas por uma melhoria no plano de coberturas, mas, em primeira instância, pela redefinição do seu modelo de tarifação e, essencialmente, pela não aplicação da chamada “Regra Proporcional”, muito generalizada no mercado.

Explicando e descomplicando a expressão “Regra Proporcional”, no seguro de multirriscos cabe ao Segurado definir o valor dos seus bens, tanto imóvel como conteúdo. Na maioria dos casos, os Clientes por falta de perceção, tendem a desvalorizá-los, fixando um capital seguro inferior ao que deveria e, por conseguinte, o prémio a pagar também inferior. Tudo corre bem até se dar o primeiro sinistro! Nesta situação, a Seguradora só responderá por uma parte dos prejuízos, que corresponde à parte proporcional entre o capital seguro e o valor que deveria estar seguro (no imóvel seria o valor de reconstrução, no conteúdo o valor de substituição dos bens).

A aplicação desta regra é altamente penalizadora para o Cliente, pois resulta na maioria das situações de uma incapacidade do Segurado em definir corretamente o capital a segurar, bem como do desconhecimento das implicações aquando da subvalorização dos seus bens. A Una, consciente das situações de conflito que advém desta medida e trabalhando na transparência e clareza de informação junto dos seus Clientes decidiu perante as declarações de boa-fé dos seus Clientes não considerar a aplicação da regra proporcional. Acabar com as surpresas desagradáveis foi um desafio superado!

Que outras vantagens podem justificar a adesão dos clientes ao produto?

Adicionalmente para ajudar o Cliente a determinar o capital a segurar, a Una desenvolveu uma forma de cálculo para apuramento do valor de reconstrução do Imóvel, bem como do conteúdo.

Quanto ao modelo de coberturas, a Una reduziu o plano base e muniu o produto de maior capacidade de personalização, disponibilizando diversas garantias opcionais, mais do que uma opção de capital em algumas das coberturas e várias opções de franquia. Com mais flexibilidade ao seu alcance, os Clientes UnaLar passaram a dispor de maior capacidade de decisão no preço final do seguro.

Atualmente muitas das soluções existentes no mercado, para além de serem rígidas no seu modelo de coberturas, incluem no plano base inúmeras garantias que não têm significado para a generalidade das pessoas, como por exemplo a “Perda de Rendas” ou “Painéis Solares”. Reduzir o plano base às coberturas essenciais de um Seguro de Multirriscos e aumentando por outro lado o leque de coberturas opcionais foi a melhor forma de tornar a solução mais competitiva e interessante para os nossos Clientes.

Mas o produto não ficou por aqui. A Una quis ir um pouco mais além. Com o complemento ao plano base lançámos 4 packs complementares estendendo o seguro da casa às necessidades do dia a dia do Lar e da Família dos nossos Clientes.

Adquirindo os 4 pacotes complementares, o cliente beneficia de algum incentivo?

A ambição é tornar o produto acessível a todos e por essa razão os valores dos packs são já na sua essência bastante económicos. No entanto, o contrato poderá ainda gozar do desconto dado pelo Agente.

Os pacotes easyCare e o easyRent apresentam coberturas opcionais. Quais são as vantagens num e noutro caso?

O easyRent para Senhorios, o easyCare para a saúde do agregado familiar e dos animais de companhia, o easyHome para quem pretende uma gestão da casa mais facilitada e o easySports vocacionado para o bem-estar e amantes das bicicletas. Assim, cada um tem um seguro feito a pensar em si.

No caso do easyRent, damos resposta aos dois tipos de arrendamento: casa mobilada e não mobilada. O Senhorio de acordo com os bens que pretende segurar poderá efetuar o seguro para o imóvel e/ou para o conteúdo. Tratando-se de uma casa não mobilada, logo sem conteúdo a segurar, o Senhorio irá à partida efetuar um seguro apenas para o Imóvel.

No entanto, acontece com muita frequência a casa não estar mobilada, mas ter eletrodomésticos que só ficariam garantidos se o Senhorio contratasse o seguro de conteúdo. Com a criação de uma cobertura complementar de eletrodomésticos damos a possibilidade do Segurado ver garantido os seus eletrodomésticos sem ter que subscrever o seguro de conteúdo por inteiro.

Com o easyRent por apenas 12,50€/ano o nosso Cliente tem acesso a uma série de serviços, tais como substituição de fechadura, 4 horas de serviços de limpeza, 4 horas para pequenas reparações que poderão facilitar muito a sua vida.

Já o pack easyCare destinado a um segmento família, com um valor de 9,50€/ano oferece uma variedade de serviços que poderão ser um importante apoio em momentos difíceis, tais como: acesso a médico ao domicílio por 30€; médico online por 20€ (com uma consulta gratuita); 2horas/dia de fisioterapia (max. 15 dias). E, entre outros serviços, acesso a uma Rede de Serviços de Bem-Estar para animais domésticos, bem como transporte de urgência do animal. Este pacote poderá ser usado em benefício de qualquer membro do agregado familiar que viva na habitação.

As franquias ou carências indicadas para os pacotes complementares são na generalidade, por um período de 24h. Isto significa que o produto já resulta da parceria tecnológica com a Holos?

Por enquanto ainda não. O Una Lar foi o primeiro produto novo lançado neste core. A grande vantagem deste novo sistema é a descentralização e autonomia na parametrização e configuração de produto ao nível das áreas de trabalho. Vamos assim deixar de estar dependentes da informática para o desenvolvimento de produto.

A campanha de lançamento do Una Lar foi pensada para todos os Clientes que efetuem em simultâneo o seguro de imóvel e conteúdo e, mais do que tudo, destinada aos que “mimam a sua casa”. Assim até 31 de agosto, a Una estará a oferecer uma surpresa a quem subscreva o seguro, em parceria com uma das lojas mais conhecidas de mobiliário e decoração.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Una lança novo seguro habitação “acessível a todos”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião