“A pior versão do vírus que vimos até agora” vai ser dominante em Portugalpremium

Os dados do Eurosurveillance indicam que a variante delta tem o dobro da transmissibilidade do vírus original. E em Portugal está a caminho de ser dominante. É o Novo Normal desta semana.

Desde a última vez que escrevi aqui sobre a variante indiana do SARS-Cov-2 (antes da ausência por dois fins de semana prolongados), ela mudou de nome- passou a ser conhecida como variante delta -, alastrou-se pelo mundo(já está em mais de 80 países), e a ciência ficou a conhecê-la melhor. Um estudo divulgado na quinta-feira pelo Eurosurveillanceconfirma os piores receios sobre a transmissibilidadedesta variante: já havia indicações de que seria pelo menos 50% mais transmissível do que a variante inglesa (agora conhecida como variante alfa), conforme cálculos feitos por diferentes entidades (o Imperial College, por exemplo, admite que será até 80% mais transmissível do que a variante inglesa). Sendo que a variante alfa já era bastante mais transmissível do que o SARS-CoV-2 da primeira

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.