ECO Talks #2: Eficiência Energética. Assista aqui

  • ECO
  • 24 Junho 2021

Na 2ª conversa do ciclo de debates sobre sustentabilidade ECO Talks, uma parceria BBVA e ECO, os convidados são Jorge Borges de Araújo, da APESEnergia, e João Almeida, da Têxteis J.F. Almeida.

Os desafios da transição energética estão em marcha e Portugal encontra-se num bom caminho nesta matéria. É o terceiro país da União Europeia que mais utiliza energia proveniente de fontes renováveis, mais de 50%, de acordo com o Eurostat. Apenas Áustria e Suécia surgem à frente, com 73% e 65%, respetivamente. Mas estima-se que até 2050, o mundo esteja a consumir três vezes mais energia elétrica do que hoje. E as metas para atingir a neutralidade carbónica são ambiciosas: 95% de renováveis na geração de eletricidade.

Depois de um primeiro debate focado em finanças sustentáveis, a segunda conversa do ciclo ECO Talks, promovido pelo BBVA em parceria com ECO, terá como tema a Eficiência Energética e poderá ser acompanhado já no próximo dia 30 de junho, pelas 15h, aqui e no Facebook do ECO.

Bárbara Silva, editora do Capital Verde, estará à conversa com Jorge Borges de Araújo, presidente da APESEnergia – Associação Portuguesa das Empresas de Serviços de Energia, e João Almeida, administrador da Têxteis J.F. Almeida.

A APESEnergia é um dos parceiros do BBVA no âmbito do seu Compromisso 2025, que inclui apoio aos clientes no âmbito da transição energética, através de uma assessoria energética especializada às empresas.

Já a Têxteis J.F. Almeida, é uma empresa de matriz familiar, fundada em 1979, que abrange desde a fiação, tecelagem, tinturaria, até à logística. Tem em curso um plano estratégico que abrange vários investimentos não só em soluções de eficiência energética e poupança do consumo de água, como também em produtos mais eco-friendly.

Durante a conversa, será possível refletir sobre o caminho feito até agora e para o futuro no âmbito do desenvolvimento do setor energético em Portugal, nomeadamente para o aumento da competitividade das empresas portuguesas através da eficiência energética, e explorar alguns exemplos concretos.

Adicione ao seu calendário Google ou Outlook e acompanhe o debate no dia 30 de junho, pelas 15h.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ECO Talks #2: Eficiência Energética. Assista aqui

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião