5 coisas que vão marcar o dia

Serão conhecidos dados sobre a evolução do endividamento da economia e o índice dos preços da habitação. No Parlamento, deputados vão ouvir a Provedora da Justiça.

Serão conhecidos vários indicadores económicos, nomeadamente a evolução do endividamento da economia e o índice dos preços da habitação. Já o Conselho das Finanças Públicas divulga um parecer sobre a evolução orçamental da Administração Local. Na Assembleia da República, há audições da Provedora da Justiça, sobre a resposta dos serviços públicos, bem como do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, no âmbito de um projeto que se debruça sobre o “direito ao esquecimento”.

Como evoluiu o endividamento da economia?

O Banco de Portugal dá a conhecer, esta quarta-feira, aquela que foi a evolução do endividamento da economia, excluindo o setor financeiro, no mês de abril. Em março, o endividamento da economia portuguesa deu um novo salto, atingindo um recorde de 753,2 mil milhões de euros. A instituição liderada por Mário Centeno vai também publicar dados sobre o financiamento das administrações públicas.

CFP revela contas das autarquias

O Conselho de Finanças Públicas divulga esta quarta-feira um parecer sobre a evolução orçamental da Administração Local durante o ano de 2020. O documento debruça-se sobre elementos como as despesas com pessoal e as receitas dos municípios, nomeadamente com impostos. Em 2019, os municípios alcançaram um excedente de 568 milhões, mais 112 milhões do que em 2018. Variação que, no entanto, representa menos de metade do aumento esperado pelas Finanças no Orçamento do Estado para 2019.

Provedora fala no Parlamento sobre serviços públicos

Tem lugar esta quarta-feira a audição presencial da Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, na Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local. A audição surge no seguimento de um requerimento do grupo parlamentar do PSD, “por forma a que sejam conhecidos, debatidos e avaliados os reais contornos do estado da resposta dos serviços públicos”.

Preços da habitação voltaram a subir em 2020?

O Instituto Nacional de Estatística divulga o Índice de Preços da Habitação referente ao primeiro trimestre deste ano. No ano passado, este índice aumentou 8,4%, menos 1,2 pontos percentuais que em 2019, segundo o organismo. O aumento médio anual dos preços das habitações existentes (8,7%) superou o das habitações novas (7,4%).

Deputados ouvem Conselho de Supervisores Financeiros

A Comissão de Orçamento e Finanças vai ouvir responsáveis do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros. As audições são realizadas no âmbito da apreciação de um projeto do PS que “reforça a proteção da pessoa segurada, proibindo práticas discriminatórias, melhorando o acesso ao crédito e contratos de seguros por pessoas que tenham superado riscos agravados de saúde, consagrando o “direito ao esquecimento””.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião