5 coisas que vão marcar o dia

Desconfinamento é suspenso. TAP elege Conselho de Administração. Regime das zonas livres tecnológicas vê a luz do dia. Microsoft lança novo Windows. E há dados económicos para conhecer.

O país é alvo de nova avaliação no Conselho de Ministros, mas deve levar nota negativa na evolução da pandemia. O agravamento de casos de Covid-19 deverá ditar um travão no desconfinamento e Lisboa pode mesmo conhecer novas medidas, por causa da variante Delta. É também dia de assembleia-geral da TAP. E não é todos os dias que a Microsoft apresenta um novo Windows.

Portugal pára no desconfinamento

O Governo deverá anunciar esta quinta-feira que Portugal não vai poder avançar para uma nova fase de desconfinamento, na qual se previa que as lojas do cidadão passassem a funcionar sem marcação obrigatória e que caíssem as restrições à lotação dos transportes públicos. Em análise no Conselho de Ministros vai estar também a situação pandémica na Área Metropolitana de Lisboa, onde a Covid-19 tem crescido a um ritmo preocupante e a variante Delta do coronavírus já representa 60% dos novos casos. Lisboa pode vir a ser alvo de um aperto nas restrições, na medida em que apresenta já uma incidência da doença acima da “linha vermelha” de 240 casos por 100 mil habitantes.

Acionistas da TAP elegem administração

Os acionistas da TAP — o Estado (72,5%, via Parpública e Direção-Geral do Tesouro e Finanças), o empresário Humberto Pedrosa (22,5%) e os trabalhadores (5%) — vão eleger um novo Conselho de Administração em assembleia-geral. Como noticiou o ECO em exclusivo, Christine Ourmières-Widener, uma gestora francesa, deverá ser eleita presidente executiva da companhia aérea, substituindo Ramiro Sequeira, que ocupa o lugar em regime interino. Além disso, Miguel Frasquilho deverá ter de ceder o lugar a Manuel Beja.

Como evoluiu o défice e a poupança das famílias?

O Banco de Portugal publica hoje uma série de dados sobre as Administrações Públicas, incluindo estatísticas de finanças públicas como o défice, dívida e ajustamento défice-dívida referentes ao primeiro trimestre de 2021 (Portugal fechou 2020 com um défice de 5,7%). Em simultâneo, o Instituto Nacional de Estatística publica as contas nacionais trimestrais por setor institucional, incluindo informação sobre a poupança (em 2020, a taxa de poupança das famílias disparou para 12,8%).

Governo aprova zonas livres tecnológicas

Portugal está mais perto de ter um regime jurídico para zonas livres tecnológicas. Depois de ter sinalizado que o quadro legal avançaria até ao final de 2020, a pandemia acabou por preencher a agenda do Governo. Agora, a lei vai mesmo avançar: o ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, disse esta semana que o diploma será aprovado no Conselho de Ministros desta quinta-feira. Uma zona livre tecnológica é um local onde podem ser testadas novas tecnologias e ideias, como é o caso dos carros autónomos que não precisam de condutor. Em Matosinhos, já existe uma zona livre tecnológica.

Microsoft abre janela ao Windows 11

Quando lançou o Windows 10 em 2015, a Microsoft tinha prometido que era o último — futuras versões seriam apenas atualizações incrementais ao sistema operativo. Mas a empresa mudou de ideias. Na semana em que atingiu os dois biliões de dólares em valor de mercado, a Microsoft promove hoje um evento internacional sobre o “futuro do Windows”. Espera-se que anuncie o novo Windows 11, que já circula na internet depois de uma fuga de informação. Mais de 1,3 mil milhões de dispositivos correm o Windows 10 e 100 milhões de computadores ainda têm o Windows 7, lançado em 2009.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião