Esta casa é como um girassol. Mexe-se para produzir mais e melhor energia limpa

  • Capital Verde
  • 11 Julho 2021

Uma casa sustentável, com energia verde e inteligência artificial? Parece do futuro, mas já existe em Matosinhos, pela mão da Iberdrola.

A Iberdrola inaugurou, em Matosinhos, uma casa que gira em função do sol, movida a energia verde e ligada a sistemas de inteligência artificial. Aberta às visitas do público, trata-se de um protótipo de casa adaptada a uma Smart Store, com tecnologia portuguesa patenteada em 77 países. De acordo com a elétrica espanhola, esta inovação permite vislumbrar uma casa típica de um futuro próximo, assente num modelo de sustentabilidade energética e completamente adaptada à mobilidade elétrica.

A nova infraestrutura diferencia-se por ser rotativa. Ou seja, é uma casa inspirada no movimento de um girassol e roda para criar zonas de sombra no verão, aumentar a exposição solar no inverno e assim potenciar a eficiência energética. A inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, e Rui Afonso, country manager da Iberdrola em Portugal. O evento marcou também a instalação do primeiro posto de carregamento ultrarrápido de 150 kW na Área Metropolitana do Porto.

Enquanto acompanha o movimento do sol, o edifício inteligente produz energia limpa através de painéis fotovoltaicos instalados, que alimenta toda a infraestrutura, desde o seu movimento de rotação a todos os equipamentos domésticos e aplicações tecnológicas no seu interior.

Além disso, a casa dispõe, ainda, de cinco postos de carregamento de viaturas elétricas no exterior, cuja energia provém também dos painéis solares domésticos e que estarão em exploração por um período de 10 anos.

No interior da casa os visitantes encontram exemplos de aplicações tecnológicas alimentadas com energia proveniente de fontes renováveis, como um sistema de monitorização por wi-fi do perfil de consumo e produção, e a app wallbox, que permite gerir remotamente as sessões de carregamento e consultar as estatísticas de consumo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Esta casa é como um girassol. Mexe-se para produzir mais e melhor energia limpa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião