Literacia: Alunos da EB José dos Anjos, de Valpaços conquistam Prémio Seguros

  • ECO Seguros
  • 13 Julho 2021

No concurso final de literacia financeira da Fundação Dr António Cupertino de Miranda, a associação de seguros (APS) atribuiu Prémio Especial Seguros a alunos do secundário, em Fafe.

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) continua a contribuir para promoção da literacia financeira junto dos mais novos, através da parceria com o projeto “No Poupar Está o Ganho”, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (FACM).

Este ano letivo, a APS tornou ainda “mais especial a entrega de prémios a três turmas que se destacaram pelos seus trabalhos na área dos seguros”. O Prémio Seguros foi entregue à turma do 7ºF da Escola Básica (EB) José dos Anjos, em Valpaços, que recebeu um novo computador para a biblioteca, graças ao projeto “Os acidentes acontecem”, que mostra em vídeo como se preenche uma declaração amigável quando se dá um acidente de automóvel. Todos os alunos receberam ainda livros da coleção de livros “Seguros e Cidadania”.

“Procurando contribuir de forma contínua para a disseminação de conhecimento na área dos seguros, a APS tornou-se, em 2017, parceira do projeto No Poupar Está o Ganho, cujo objetivo é a promoção de literacia financeira de crianças e jovens em temas como os seguros, a poupança ou a gestão e importância do dinheiro”, explica a associação.

“Os seguros constituem um dos subtemas do Referencial de Educação Financeira e, por isso, estão bem presentes nas atividades que as turmas desenvolvem ao longo do ano letivo com o No Poupar Está o Ganho. Contar com o apoio de uma entidade de grande prestígio no setor, como é a Associação Portuguesa de Seguradores, tem grande importância para o projeto, pois reforça o incentivo dado a estas crianças e jovens para que compreendam a área dos seguros, que vai estar presente em toda a sua vida”, explica Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Em comunicado, a Associação Portuguesa de Seguradores informa que apoiou o desafio “Seguros e Cidadania”, e ofereceu computadores às quatro escolas que desenvolveram os melhores trabalhos: Escola Básica de Monserrate (Viana do Castelo), Escola Básica da Costa (Santo Tirso), Escola Básica Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão) e Escola Básica e Secundária Santos Simões (Guimarães).

O projeto “No Poupar Está o Ganho”, iniciado em 2009/2010 é uma iniciativa pioneira, totalmente concebido de raiz pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. O programa desenvolve-se ao longo de cada ano letivo e “visa combater o défice de literacia financeira e transmitir às crianças e jovens conhecimentos para o desenvolvimento de competências que lhes permitam, hoje e no futuro, a tomada de decisões financeiras informadas e responsáveis, contribuindo também para a melhoria do seu desempenho a nível escolar,” segundo a fundação.

Esta IIES, que beneficiou de cofinanciamento público e europeu de montante a rondar 690 mil euros, consubstancia-se num programa integrado, implementado em regime de continuidade. “O programa disponibiliza a professoras/es e alunas/os todos os recursos educativos necessários à aprendizagem de conceitos, concretização de objetivos e definição de prioridades, capacitando-os e dando o apoio necessário à implementação desta temática em contexto escolar. O programa está adaptado aos vários ciclos de ensino e todos os conteúdos vão de encontro aos temas constantes do Referencial de Educação Financeira,” desenvolve a fundação.

Lançado para beneficiar diretamente 17.000 jovens de diversos Municípios da Região Norte, mais concretamente da Área Metropolitana do Porto e das Comunidades Intermunicipais (CIM) do Alto Minho, do Cávado, do Ave e do Tâmega e Sousa, o projeto já chegou a 40 mil crianças de 40 municípios ao longo dos seus 11 anos de desenvolvimento.

Este ano letivo, no Concurso Final, a APS atribuiu ainda um Prémio Especial Seguros ao melhor trabalho apresentado sobre o tema “Seguros” e duas Menções Honrosas. O prémio especial foi ganho pela Turma L do 11º ano, da ES Profª Elisa Dias Gaspar, em Fafe, enquanto as menções honrosas foram entregues ao 4º FN4, da EB de Ferronho, na Maia, e à turma 2ª, EB de Vale do Mouro, em Monção.

Ainda, de acordo com a APS, o Concurso Final premiou cerca de 300 alunos de 14 turmas dos distritos de Braga (6 escolas), Porto (6), Viana do Castelo (1) e Vila Real (1). Através de vídeo, apps ou jogos as turmas provaram ao júri do concurso não só os conhecimentos de educação financeira que adquiriram, mas também a sua criatividade e capacidade de trabalho em grupo. Ao longo do ano letivo, o “No Poupar Está o Ganho” chegou a 9.000 alunos de 500 turmas.

Além da APS, que é um dos parceiros institucionais do projeto, onde se incluem universidades e organismos públicos, a iniciativa conta com mecenas privados entre os quais estão o grupo MDS, corretora de seguros e consultora de risco.

Entretanto, as inscrições para a edição do ano letivo 2021/2022 já abriram na plataforma educativa. Também foi disponibilizado, no youtube, um vídeo da cerimónia de prémios da 11ª edição do concurso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Literacia: Alunos da EB José dos Anjos, de Valpaços conquistam Prémio Seguros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião