Hoje nas notícias: Salários, OE e Operação Marquês

  • ECO
  • 20 Julho 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Conselho Superior de Estatística pressionou o Governo a manter relatório que controla os salários. Ainda no plano económico, um estudo do Instituto Económico Molinari revela que até 11 de junho os salários dos portugueses serviram integralmente para pagar impostos. Na política, o Executivo elaborou uma lista com medidas executadas no OE para ajudar nas negociações com os partidos. A marcar o dia está ainda a notícia de que os procuradores do Ministério Público acusam Ivo Rosa de distorcer Operação Marquês.

Governo pressionado a manter relatório que controla salários

O Conselho Superior de Estatística, que junta várias entidades como o Instituto Nacional de Estatística e o Banco de Portugal, divulgou um comunicado onde expressa “preocupação” sobre o “adiamento da divulgação e/ou eventual suspensão do relatório único (RU)”, que as empresas têm obrigatoriamente de entregar e que permite controlar se os salários e a formação cumprem mínimos legais.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Governo faz lista com medidas executadas para ajudar negociações do OE

A execução do Orçamento do Estado para 2021 tem estado no centro das negociações do documento para o ano seguinte. A oposição acusa o Executivo de não cumprir aquilo que foi negociado e para avançar no OE para 2022 pediu uma avaliação dos compromissos assumidos. O Governo preparou uma lista onde aponta como cumpridas 34 medidas negociadas com o PCP, Verdes e as deputadas não inscritas. De acordo com a lista que data de 13 de julho, há ainda 39 iniciativas que não estão concluídas, mas que o Executivo se compromete a executar.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Procuradores do Ministério Público acusam Ivo Rosa de distorcer Operação Marquês

No recurso apresentado no Tribunal da Relação de Lisboa por Rosário Teixeira e Vítor Pinto relativo à decisão instrutória no caso Operação Marques, os procuradores acusam o juiz Ivo Rosa de usurpar o papel do Ministério Público, construindo uma nova narrativa com base nos dados apurados pelos investigadores e distorcendo os factos narrados na acusação.

Leia a noticia completa no Público (acesso pago).

Salário dos portugueses até 11 de junho foi integralmente para o Fisco

Até 11 de junho, os portugueses estiveram só a pagar impostos, um dia a menos que a média dos 27 países da União Europeia. A conclusão é de um estudo do Instituto Económico Molinari que revela ainda que a carga fiscal sobre os salários em Portugal aumentou para 44,36% este ano, ou seja, um ligeiro aumento face aos 44,12% estimados no ano passado.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

“No final da pandemia, vamos perceber que foi em Portugal que morreram menos pessoas em lares”, diz Manuel Lemos

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas admite que “ninguém estava preparado” para a pandemia, que veio afetar sobretudo os mais idosos ao nível da mortalidade, mas sublinha que “há um tempo que o setor falava da necessidade de uma política para o envelhecimento”. Além disso, em entrevista ao Diário de Notícias, Manuel Lemos considera que quando a pandemia terminar “vai perceber-se que o país em que morreram menos pessoas em lares foi em Portugal, o que significa que, apesar de tudo, os nossos lares tinham algumas vantagens em relação aos lares ingleses, italianos ou franceses”, garante.

Leia a entrevista completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Salários, OE e Operação Marquês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião