5 coisas que vão marcar o dia

Esta sexta-feira, o INE vai divulgar a evolução da economia portuguesa, enquanto o BdP divulga as estatística mensal sobre os empréstimos abrangidos por moratórias.

Esta sexta-feira, o INE vai divulgar a evolução da economia portuguesa no segundo trimestre do ano. O Banco de Portugal publica a estatística mensal sobre os empréstimos abrangidos por moratórias, relativa a junho deste ano, enquanto o BPI e a CGD divulgam os resultados do primeiro semestre de 2021. No turismo, o INE vai divulgar uma estimativa rápida sobre a atividade no país. Lá fora, o Banco Central Europeu publica os resultados dos testes de stress aos maiores bancos europeus.

PIB dispara no segundo trimestre?

O Produto Interno Bruto (PIB) afundou há um ano no início da pandemia, mas os economistas não têm dúvidas que a economia portuguesa vai crescer significativamente no segundo trimestre, seja pela retoma da economia com o desconfinamento, seja pelo efeito da base muito baixa do ano passado. O número em concreto será divulgado esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) na estimativa rápida.

BdP divulga montante dos créditos em moratória

O Banco de Portugal divulga a estatística mensal sobre os empréstimos abrangidos por moratórias, relativa a junho deste ano. No final de maio de 2021, o montante global de empréstimos abrangidos por moratórias era de 38,5 mil milhões de euros, menos 1,2 mil milhões do que em abril. Trata-se de uma redução de 20% desde do pico atingido em setembro do ano passado.

Bancos divulgam resultados do primeiro semestre

Esta sexta-feira, o Banco Português de Investimento (BPI) e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) divulgam os resultados do primeiro semestre de 2021, às 11h00 e 17h00, respetivamente. No primeiro trimestre do ano, o lucro do BPI disparou 850% para 60 milhões de euros, enquanto o lucro da Caixa caiu 6% para 81 milhões de euros nos primeiros três meses do ano.

BCE publica resultados de teste de stress aos maiores bancos europeus

O Banco Central Europeu (BCE) vai publicar os resultados dos testes de stress aos maiores bancos europeus no decurso da crise do coronavírus. O objetivo é medir o grau de fraqueza dos bancos perante esta crise para que o BCE possa antecipar medidas durante os próximos meses. Esta edição analisa 38 grandes bancos que representam cerca de 70% de todos os ativos da zona euro.

Qual foi o impacto da pandemia no turismo?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar esta sexta-feira uma estimativa rápida sobre a atividade turística no país referente a junho de 2021. O setor turístico continuou a recuperar em maio e os alojamentos turísticos nacionais receberam um milhão de hóspedes, um aumento de 680% face ao ano passado, o que mostra que o setor continuou a dar os primeiros passos na recuperação. Ainda assim, manteve-se longe dos níveis pré-pandemia.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião