Índice alemão Dax vai deixar de ter 30 empresas. Vão ser 40

Para que sejam elegíveis a entrar no índice alemão Dax, as empresas têm de ter dois anos de resultados positivos antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

O índice alemão Dax vai passar de 30 para 40 empresas a partir de meados de setembro de 2021. Para que sejam elegíveis, as empresas têm de ter dois anos de resultados positivos antes de juros, impostos, depreciação e amortização, de acordo com o Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês).

As novas regras não se aplicam a membros antigos. Estas alterações representam uma “modernização há muito esperada para o índice de ações mais influente da Alemanha” permitindo que empresas mais jovens e com potencial cresçam. Desta forma, empresas mais novas e inovadoras estão entre aquelas que procuram uma “promoção” quando as classificações de mercado de capital do Dax 40 forem avaliadas, a 3 de setembro.

Apesar deste alargamento, o índice alemão poderá não ser muito diversificado em termos de setores empresariais, já que 14 dos potenciais constituintes são essencialmente seis empresas que se dividiram em fragmentos. “[O Dax] dificilmente mudará o caráter devido à junção de 10 ações”, apontou Joachim Schallmayer, chefe de mercado de capitais do Deka.

Assim, a alteração mais importante poderá mesmo ser a revisão mais regular dos membros da Dax, que atualizará o índice duas vezes, em vez de uma vez por ano, sinaliza o analista. As promoções ao índice de referência da Alemanha serão definidas no final desta semana e o novo índice começará a ser negociado mais à frente este mês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Índice alemão Dax vai deixar de ter 30 empresas. Vão ser 40

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião