O racismo digitalpremium

Mais uma semana, mais um caso de racismo provocado por um sistema automatizado desenvolvido por uma empresa líder de tecnologias digitais.

Desta vez foi o Facebook, que sugeriu “ver mais vídeos de primatas”na sequência de um clip que mostrava um grupo de pessoas negras. Claro que o Facebook é conhecido pelo desrespeito sistemático pelos direitos humanos e por isso já surpreende pouco. Mas está longe de ser o único: os casos de discriminação provocados por sistemas de identificação automática repetem-se constantemente e deixam poucas dúvidas sobre a discriminação deliberada que ocorre nas grandes empresas de tecnologia americanas. Tudo isto, convém notar, ocorre em empresas que nascem numa sociedade racialmente diversa e sujeita aos mais conhecidos problemas de racismo quotidiano. Não é por falta de reconhecimento nem de exemplos que estas coisas deixam de acontecer – é, simplesmente, porque as aplicações são desenhadas por

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.