A inflação é temporária até deixar de o serpremium

A popularidade política vive-se no imediato; já os benefícios da estabilidade de preços só se sentem a médio prazo. A inflação está para ficar.

Na sequência da pandemia, as medidas de política orçamental tornaram-se declaradamente acomodatícias, juntando-se assim ao expansionismo monetário vigente desde há muito. Por outras palavras, os governantes colocaram a carne toda no assador. Em Portugal, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que tem acompanhado as respostas nacionais de política orçamental à Covid-19, a resposta do governo português foi equivalente a 11,3% do PIB (entre Janeiro de 2000 e Junho de 2021). Em comparação com outros países, a resposta nacional tem sido tímida sobretudo nas medidas que o FMI classifica como “liquidity support – below the line measures”. Esta rubrica engloba genericamente as despesas de capital, que incluem ajudas directas de Estado (injecções de capital e empréstimos) e os

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.