Gazprom anuncia conclusão do gasoduto Nord Stream 2 entre a Rússia e a Alemanha

  • Lusa
  • 10 Setembro 2021

O gasoduto submarino no Mar Báltico deve duplicar as entregas de gás russo à Alemanha.

O gasoduto Nord Stream 2, entre a Rússia e a Alemanha, está “totalmente concluído” anunciou a empresa russa Gazprom sobre o projeto que chegou a ser adiado devido às ameaças de sanções norte-americanas e das tensões geopolíticas.

“Após uma reunião de trabalho durante a manhã, na Gazprom, [o diretor geral do grupo] Alexei Miller disse, às 08:45 em Moscovo (05:45 em Lisboa), que a construção do gasoduto Nord Stream 2 está completamente concluída”, disse a companhia de energia numa mensagem divulgada através da rede de mensagens Telegram.

O gasoduto submarino no Mar Báltico deve duplicar as entregas de gás russo à Alemanha.

Para os Estados Unidos e detratores europeus do projeto, o gasoduto vai fazer aumentar de forma duradoura a dependência energética europeia em relação à Rússia.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente russo, Vladimir Putin, insistiram ao longo dos últimos anos que o Nord Stream era um projeto puramente comercial, sem qualquer caráter político.

O novo gasoduto, com uma capacidade de transporte de 55 mil milhões de metros cúbicos de gás anualmente, tem uma extensão 1.230 quilómetros sob o Mar Báltico estabelecendo a mesma rota que o Nord Stream 1, a operar desde 2012.

Nos últimos anos, o projeto foi criticado por Washington, assim como pela Ucrânia que vê a posição geopolítica fragilizada com o funcionamento do gasoduto entre a Rússia e a Alemanha.

A posição dos Estados Unidos mudou com a Administração do Presidente Joe Biden, que alcançou um compromisso entre Washington e Berlim sobre o assunto.

Para a Ucrânia, o gasoduto pode vir a privar Kiev de, pelo menos, 1,5 mil milhões de dólares anuais que recebe pelo trânsito de gás russo através de território ucraniano e que se destina ao bloco europeu.

Em agosto, a chanceler alemã disse na Ucrânia que Berlim iria “fazer tudo” para prorrogar o contrato de trânsito russo-ucraniano que formalmente expira em 2024.

Na mesma altura, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu a Merkel para considerar o Nord Stream 2 como uma “arma geopolítica perigosa”.

Entretanto a Ucrânia veio já dizer que vai bater-se contra a exploração do gasoduto russo alemão Nord Stream 2, no Báltico, disse à France Presse Sergiy Nikiforov, porta-voz do chefe de Estado ucraniano.

“O Presidente (Volodymyr Zelensky) sempre disse que a Ucrânia se ira bater contra esse projeto político russo, durante a após a construção e depois de começar a distribuição”, disse Nikirof.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gazprom anuncia conclusão do gasoduto Nord Stream 2 entre a Rússia e a Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião