O falhanço dos Economistaspremium

Se estão realmente preocupados com o bem estar da população, os economistas devem questionar a actual organização económica da sociedade portuguesa que assenta crescente e excessivamente no Estado.

A melhoria do bem estar das pessoas foi sempre o objectivo final da ciência económica. Para os economistas, o postulado central é que os recursos são, por definição, escassos. Dada a sua escassez, devem ser usados de forma inteligente e útil de modo a aumentar o bem estar da população. Esta ideia simples está na base da ideia de economia de mercado que nos foi legada por Adam Smith, há 250 anos. O mecanismo da “mão invisível” não é mais do que o funcionamento de uma economia descentralizada em que todos os seus participantes têm a liberdade de fazer as suas escolhas e tomar as suas decisões de produção e consumo. Desta forma, e mesmo sem disso se aperceberem, contribuem para o bem comum, ou seja, para o bem estar das populações. Note-se que a existência de liberdade não é um requisito

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.