A dívida, novamentepremium

O caso Evergrande é sinal de uma realidade que ninguém parece querer assumir: nunca o mundo esteve tão endividado como hoje e nunca a facilidade de endividamento produziu efeitos tão perversos.

Nos últimos dias, os mercados internacionais foram assaltados no seu sossego por causa de uma empresa chamada Evergrande. Trata-se da maior promotora imobiliária da China e também a empresa mais endividada do mundo dentro do ramo, com um endividamento que aproxima os 300 mil milhões de dólares. Há vários meses que circulavam notícias negativas sobre a Evergrande e, no entanto, isso não impediu que alguns dos maiores fundos internacionais tivessem mantido e até reforçado as suas posições nos títulos de dívida da empresa. Mas como sempre sucede nestes momentos, a festa prolonga-se até que a música seja interrompida. Foi o que aconteceu há dias. A música parou e os mercados prestaram atenção ao silêncio, o que nas bolsas de valores geralmente se concretiza em vender primeiro e questionar

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.