Nas notícias lá fora: EUA, Portugal e veículos elétricos

  • Joana Abrantes Gomes
  • 28 Setembro 2021

Republicanos bloqueiam proposta democrata no Senado dos EUA. Portugal é notícia pelo sucesso da campanha de vacinação contra a Covid-19. Mudança para veículos elétricos exige requalificação na UE.

Nos EUA, republicanos e democratas do Senado estão “em guerra” face ao bloqueio dos primeiros de uma proposta que visava financiar o Governo e aumentar o limite de endividamento do país. Portugal é notícia no Financial Times pelo sucesso da campanha de vacinação contra a Covid-19. Ao nível da União Europeia, destaque para a necessidade de apoio de Bruxelas a programas de requalificação de trabalhadores na preparação de um futuro com emissões zero. Conheça estas e outras notícias da atualidade internacional.

The Wall Street Journal

Republicanos bloqueiam proposta para suspender o limite da dívida

Os senadores republicanos bloquearam um projeto de lei democrata que financiaria o Governo até 3 de dezembro de 2021 e aumentaria o limite de endividamento do país até 16 de dezembro de 2022, o que está a fazer escalar um confronto político sobre as finanças do Administração norte-americana poucos dias antes de esta ficar sem dinheiro. A secretária do Tesouro, Janet Yellen, já avisou que o Governo pode não conseguir continuar a pagar as suas contas a tempo já a partir do próximo mês, caso o Congresso não autorize empréstimos adicionais.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Financial Times

Portugal na vanguarda da vacinação na Europa após campanha de saúde pública

Henrique Gouveia e Melo, um antigo comandante de submarinos que se tornou um herói silencioso do combate de Portugal à Covid-19, não conseguiu esconder a emoção quando foi saudado por uma ovação prolongada num centro de vacinação cheio. Uma semana antes, fora aplaudido pela forma como reagiu a um protesto antivacina, dizendo calmamente aos manifestantes zangados que “o verdadeiro assassino é o vírus” enquanto alguns lhe gritavam “assassino”. Porém, esses protestos têm sido raros no país, pois a população tem respondido muito positivamente à chamada para a vacinação contra a Covid-19, com quase 84% dos portugueses totalmente vacinados. Gouveia e Melo é, assim, um dos vários fatores que fizeram do país um pioneiro na corrida global à vacinação contra a Covid.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Reuters

Mudança para elétricos exige enorme trabalho de “requalificação” para a Europa

A mudança para veículos elétricos forçará enormes mudanças na indústria automóvel e exigirá que a União Europeia (UE) apoie programas de “requalificação” para ajudar os trabalhadores a prepararem-se para um futuro com emissões zero. Um relatório publicado pelo Boston Consulting Group mostrou que até 2030 o emprego na indústria automóvel europeia irá diminuir em menos de 1% entre as 5,7 milhões de pessoas que emprega hoje em dia, no âmbito da transição para os veículos elétricos. Porém, os empregos nos fabricantes e fornecedores tradicionais centrados nos motores de combustão cairão 20% e 42%, respetivamente, diminuindo em 500.000 os postos de trabalho entre eles. Ao mesmo tempo, o emprego em fornecedores centrados na tecnologia de emissões zero aumentará em 300.000 trabalhadores, o que representa um aumento de 10%, disse o estudo.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Expansión

Mango estreia-se no mercado premium

A Mango está a preparar o lançamento da sua primeira marca independente virada para o mercado premium. A nova linha de roupa deverá oferecer peças duráveis fabricadas na Europa, com uma forte vocação sustentável e, por isso, com preços mais elevados. Esta estreia é também sinónima de um compromisso da Mango em fugir às tendências e focar-se em produtos preocupados com o planeta.

Leia a notícia completa no Expansión (acesso condicionado, conteúdo em espanhol).

TechCrunch

TikTok já tem mil milhões de utilizadores mensais

A rede social TikTok já conta com mil milhões de utilizadores mensais, o que significa que cerca de uma em cada sete pessoas e meia de todo o mundo consomem regularmente este tipo de conteúdo, particularmente popular entre os mais jovens. Em julho, o TikTok tornou-se já a primeira app, à parte do Facebook, a atingir a marca dos três mil milhões de downloads.

Leia a notícia completa no TechCrunch (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: EUA, Portugal e veículos elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião