Dívida pública cai pelo segundo mês para 273,6 mil milhões

O endividamento das administrações públicas baixou 1.000 milhões de de euros em agosto, atingindo os 273,6 mil milhões. Redução deveu-se sobretudo ao reembolso de títulos de dívida.

A dívida pública caiu pelo segundo mês seguido em agosto, depois do pico registado em junho. O endividamento das administrações públicas baixou 1.000 milhões de euros naquele mês, atingindo os 273,6 mil milhões na ótica de Maastricht (a que interessa a Bruxelas), mostram os dados do Banco de Portugal.

Esta redução deveu-se sobretudo ao reembolso de títulos de dívida no valor 1,3 mil milhões de euros, explica o banco central. Ainda assim, o aumento dos empréstimos obtidos ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência no montante de 400 milhões de euros travou uma queda maior. O financiamento concedido por este mecanismo – que está no centro do pacote europeu “Next Generation EU” – destina-se a apoiar a recuperação económica dos países da União Europeia da crise provocada pela pandemia de Covid-19.

A dívida pública tem vindo a subir progressivamente desde o início da pandemia, com o Governo a ter de lançar apoios massivos para mitigar o impacto na economia, nomeadamente através do lay-off, apoios à retoma ou as linhas de crédito com garantia pública.

Dívida cai pelo segundo mês

Fonte: Banco de Portugal

Entretanto, depois de ter atingido o valor mais elevado de sempre em junho, nos 277,5 mil milhões de euros, parece estar agora em rota descendente, numa altura em que a economia está praticamente reaberta após os confinamentos e começam a chegar os fundos da bazuca europeia para relançar a economia.

Importa ainda sublinhar que a dívida pública caiu apesar do reforço da chamada almofada financeira. Os dados do Banco de Portugal revelam que os depósitos das administrações públicas aumentaram 2,2 mil milhões de euros. Ou seja, “deduzida desses depósitos, a dívida pública diminuiu 3,2 mil milhões de euros para 251,5 mil milhões“, adianta o banco central.

(Notícia atualizada às 11h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública cai pelo segundo mês para 273,6 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião