Allianz completou aquisição da Aviva Italia

  • ECO Seguros
  • 10 Outubro 2021

Com a conclusão da operação, o grupo segurador germânico reforça terceira posição no ranking e acrescenta 400 milhões de euros em prémios nos seguros de não Vida em Itália.

O grupo Allianz anunciou a conclusão, em Itália, do processo de compra do negócio de seguros gerais que pertenciam à britânica Aviva Plc. Com base na transação acordada em março de 2021, o grupo germânico pagou 330 milhões de euros por 51% da Aviva Italia SpA, assumindo assim o controlo da empresa onde o Unicredit Group mantém os restantes 49%.

Ao completar a aquisição, a Allianz SpA consolida a terceira posição no ranking de seguros não-Vida em Itália, reforçando a sua quota de mercado em cerca de um ponto percentual. Os negócios adquiridos à companhia britânica representam cerca de 400 milhões de euros em volume bruto de prémios distribuídos em partes iguais pelo seguro automóvel e outras modalidades do ramo não Vida.

Antes da transação, a Allianz SpA já contava cerca de 4 500 funcionários e uma carteira de sete milhões de clientes, que engordou em 2014 com a compra ao grupo UnipolSai de um significativo bloco de negócios não-Vida e integração de ampla rede de agentes.

Com o desinvestimento da companhia britânica, que encaixou 8,8 mil milhões com a retirada de vários países para se concentrar no Canadá, Reino Unido e Irlanda (os seus 3 mercados estratégicos para o futuro), a Allianz acolhe o pessoal da Aviva Italia e adiciona à distribuição multicanal 500 mediadores e respetivas carteiras de clientes.

Também em março e como ECOseguros noticiou, a Allianz SE acordou a aquisição de toda a operação da Aviva Plc na Polónia, desembolsando 2,5 mil milhões de euros pela totalidade da atividade Vida e não-Vida, além do negócio de pensões e a atividade de gestão de ativos e ainda 51% de participação em cada uma das empresas conjuntas (joint ventures) que a seguradora britânica detinha na área de bancassurance com o grupo Santander.

A transação no mercado polaco permitiu à Allianz consolidar como 5º maior operador na Polónia em volume de prémios (2º maior do ranking local no ramo Vida), assegurando simultaneamente a posição de segundo maior grupo na região CEE (Central Eastern Europe) em termos do resultado operacional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz completou aquisição da Aviva Italia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião