EIOPA: Nova presidente quer fechar gaps de proteção

  • ECO Seguros
  • 5 Outubro 2021

Na primeira intervenção pública, Petra Hielkema salientou que o seu objetivo como supervisora europeia é identificar e preencher os gaps de proteção que a indústria seguradora pode conseguir.

A presidente da EIOPA em debate com a diretora geral da Insurance Europe: Esta terça-feira foi o primeiro contacto público com 600 dirigentes de seguradoras europeias.

Petra Hielkema, a neerlandesa que sucedeu a Gabriel Bernardino à frente da EIOPA, organismo supervisor de seguros e pensões da União Europeia, teve esta terça-feira a sua primeira intervenção pública num webinar moderado por Michaela Koller, diretora geral da Insurance Europe, a federação das associações de seguradoras na Europa, da qual a APS – Associação Portuguesa de Seguradores faz parte.

Afirmando-se pessoalmente como uma compradora normal de seguros que “só percebe a utilidade quando precisa, não quando compra” ressalvou a importância de “assegurar que as apólices sejam claras para não defraudar expectativas dos segurados”.

Elogiando o comportamento da indústria seguradora a lidar com o trabalho remoto ao longo da pandemia, afirmou que “50 milhões de europeus não são capazes de lidar com ferramentas digitais e que o futuro tem de ter em conta a inclusão de todos” no processo de digitalização.

Em relação à sua estratégia, quer fechar as lacunas de proteção (protection gaps), acrescentando a esse respeito “precisamos de informação (Data) para sabermos onde estão os gaps, identificar e cobrir esses gaps através da indústria e, para o que passa para lá do possível, ter um debate público-privado a esse respeito”.

Em relação à próxima cimeira do ambiente COP26 e às preocupações quanto a as alterações climáticas, Petra Hielkema salientou “ser possível os seguradores e os seus produtos envolverem os seus clientes nos valores ambientais.

Perante a preocupação demonstrada por Michaela Koller a respeito dos impactos das novas normas Solvência II, nomeadamente pelo excesso de requerimentos do capital para enfrentar negócios de longo prazo, a presidente da EIOPA atirou mais para a frente qualquer comentário.

Hielkema já conversou com parceiros internacionais fora da União Europeia e verificou que “os mercados europeus têm boa reputação mundial” e demonstrou no webinar desejar “estabilidade no espaço europeu e segurança para os segurados”.

Em relação a pensões, Michaela Koller sublinhou que um estudo, a lançar em breve pela Insurance Europe revela que um terço dos europeus não está a poupar para a reforma, sendo esse facto mais visível em mulheres e jovens.

“Temos um pension gap, temos de identificar as causas e preenchê-lo, a EIOPA vai analisar esse gap, disse.

Tentando resumir os próximos cinco anos em três tópicos, Petra Hielkema diz que procura “um mercado robusto e resiliente, sustentável sendo esse valor envolvente para os clientes e uma digitalização segura e inclusiva”, concluiu reafirmando a sua preocupação em fechar os gaps de proteção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EIOPA: Nova presidente quer fechar gaps de proteção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião