UE estuda compra conjunta de gás natural para fazer face à escala de preços

  • ECO
  • 11 Outubro 2021

A Comissão Europeia está a analisar os possíveis benefícios de os países da UE comprarem gás natural em conjunto - uma ideia proposta nas últimas semanas por governos, incluindo a Espanha.

A União Europeia vai estudar uma opção para que os Estados membros possam comprar conjuntamente gás natural, enquanto os 27 consideram outras formas de se protegerem contra a escalada de preços da energia, de acordo o esboço de um documento avançado pela Reuters.

A Comissão Europeia publicará esta semana um pacote de medidas ao qual os países podem recorrer para fazer face aos crescentes preços da energia, em resposta aos apelos de alguns países para uma resposta da UE aos preços recordes do gás e da eletricidade.

Um primeiro rascunho desse pacote de medidas diz que que a Comissão Europeia está a analisar os possíveis benefícios de os países da UE comprarem gás natural em conjunto – uma ideia proposta nas últimas semanas por governos, incluindo a Espanha. Os países poderiam comprar coletivamente o gás para formar uma reserva estratégica, disse o documento, acrescentando no entanto que a participação seria voluntária.

A Comissão Europeia recusou a comentar o projeto, que pode mudar antes que o pacote de medidas seja publicado na quarta-feira.

No entanto, nem todos os países desejam uma resposta da UE ao aumento dos preços da energia. A Alemanha e a Holanda alertaram contra a intervenção no mercado, enquanto a Bélgica disse duvidar que a compra conjunta de gás contenha os preços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE estuda compra conjunta de gás natural para fazer face à escala de preços

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião