Brasil fixa recorde na produção de seguros. Solange Vieira deixa liderança da Supervisão

  • ECO Seguros
  • 17 Outubro 2021

O lucro líquido das seguradoras rondou 82,2 milhões de euros até julho, em queda de 72,1% face a igual período de 2020. Solange Vieira transita da Superintendência de Seguros (Susep) para o BNDES.

A atividade seguradora no Brasil contabilizou receita equivalente a 32,67 mil milhões de euros (198,76 mil milhões de reais) nos primeiros oito meses de 2021, evidenciando crescimento de 14,4% face igual período do ano precedente no setor sob Supervisão.

De acordo com a síntese mensal da Superintendência de Seguros Privados (Susep), do acumulado até agosto, os segmentos danos (+14,8%) e pessoas (+16,5%) representaram em conjunto perto de 88% da receita total da atividade supervisionada, sendo que o restante respeitou a seguros previdência e capitalização. Os seguros de pessoas foram responsáveis pela arrecadação de 116,38 mil milhões de reais.

Nos seguros de pessoas “o grande destaque foi o seguro de vida”, crescendo 17,4% no período em que a sinistralidade (seguro Vida individual e de grupo) continuou trajetória de queda, atingindo 75,3% em agosto deste ano, abaixo dos 84,8% (custos/prémios) da taxa em julho. Os seguros de danos (sem automóvel) “continuam apresentando forte desempenho”, com crescimento de 20,8% de prémios no acumulado de 2021, quando comparado com 2020, enquanto o ramo automóvel cresceu 7,3%. As linhas de negócio rural, responsabilidade civil (RC), patrimonial e transporte registaram incremento acima de 30%.

Receita recorde de prémios em julho

Considerando a atividade até julho, o lucro líquido das seguradoras atingiu 523 milhões de reais (cerca de 82,2 milhões de euros), em quebra de 72,1% face ao período comparável de 2020.

Fonte: Dashboard IRB+Inteligênca. Apresentação ECOSeguros

Segundo informação compilada na plataforma IRB+Inteligência, da brasileira IRB Re (antigo Instituto de Resseguros do Brasil), a faturação das seguradoras ascendeu em julho a 12,4 mil milhões de reais (cerca de 1,95 mil milhões de euros), 9% acima da receita em igual mês no ano passado.

“É o maior valor para julho já registado desde o início da série histórica, em 2014,” assinala a IRB Re indicando que, no acumulado dos primeiros sete meses do ano, o valor de prémios emitidos cresceu acima de 15%.

Solange Vieira deixa Superintendência de Seguros Privados

Entretanto, uma nota do gabinete do ministro Paulo Guedes (Economia) revela que a superintendente da Susep, Solange Paiva Vieira, foi nomeada “para conduzir um relevante projeto no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Solange foi escalada pelo ministro para assumir a implementação de programas estratégicos da agenda econômica que serão executados por intermédio do banco,” refere a assessoria do Ministério.

A transferência de Solange Vieira será conduzida pelo presidente do BNDES, Gustavo Montezano, seguindo trâmites da instituição. “Tão logo sejam concluídos os procedimentos internos, os detalhes serão anunciados”, desenvolve a nota ministerial referindo que “Solange deixa o cargo após quase 3 anos, período em que relevantes mudanças regulatórias e modernizantes para o desenvolvimento do setor foram implementadas e as diretrizes do Open Insurance estabelecidas“.

Até que o substituto seja definido, a superintendência da Susep será interinamente ocupada pelo diretor técnico Rafael Scherre.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brasil fixa recorde na produção de seguros. Solange Vieira deixa liderança da Supervisão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião