Economia portuguesa estabiliza com regresso à normalidade

Na comparação com o ano passado, a taxa de variação do indicador da atividade económica já tem apresentado níveis semelhantes a 2020, altura ainda influenciada pela pandemia.

A economia portuguesa mantém a trajetória de estabilização, numa altura em que já se levantaram quase todas as restrições da pandemia e a atividade está a regressar ao normal, segundo mostra a evolução do indicador de atividade económica do Banco de Portugal divulgado esta quinta-feira, referente à semana passada.

“Na semana terminada a 17 de outubro, o indicador diário de atividade económica (DEI) aponta para uma taxa de variação da atividade em linha com a observada na semana anterior“, lê-se na nota do Banco de Portugal.

Na comparação com o ano passado, a taxa de variação do indicador da atividade económica já se tem aproximado do zero, isto é, com níveis semelhantes a 2020, altura ainda influenciada pela pandemia.

Já na comparação com o DEI acumulado num período de dois anos, ou seja, face a 2019, antes de surgir a pandemia, a atividade económica encontra-se ainda ligeiramente inferior, segundo o indicador que mostra a taxa bienal, o que corresponde a acumular a variação, em dias homólogos, para um período de dois anos.

Este indicador agrega várias dimensões relacionadas com a atividade económica em Portugal, nomeadamente o tráfego rodoviário de veículos comerciais pesados nas autoestradas, consumo de eletricidade e de gás natural, carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e compras efetuadas com cartões em Portugal por residentes e não residentes.

(Notícia atualizada às 12h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia portuguesa estabiliza com regresso à normalidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião