5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 22 Outubro 2021

Parlamento faz apreciação do relatório final do inquérito ao Novo Banco. Termina o Conselho Europeu, de olhos postos na crise energética. Rui Rio apresenta recandidatura à presidência do PSD.

Assembleia da República aprecia o relatório final do inquérito ao Novo Banco. A comissão política do PS reúne para avaliar a situação política no país. Na oposição, Rui Rio apresenta a recandidatura à liderança do PSD.

Rui Rio anuncia recandidatura à liderança do PSD

Decorre esta sexta-feira a apresentação pública formal da recandidatura de Rui Rio à presidência do PSD. O evento está marcado para as 18h30 no Hotel Sheraton da cidade do Porto. Na terça-feira, ficou confirmado que o atual presidente do PSD vai mesmo tentar manter-se na liderança, confirmação que chegou num comunicado do seu diretor de campanha, Salvador Malheiro. Além de Rui Rio, há outro candidato já anunciado às diretas do partido, marcadas para 4 de dezembro: o eurodeputado Paulo Rangel.

AR aprecia relatório do inquérito ao Novo Banco

O relatório final da comissão parlamentar de inquérito às perdas registadas pelo Novo Banco imputadas ao Fundo de Resolução foi aprovado em julho passado, depois de apenas o PS votar contra. O documento ficou conhecido por “relatório sem relator”, depois da renúncia à função por parte de Fernando Anastácio (PS). Esta sexta-feira, o documento sobe a plenário para apreciação final.

PS reúne comissão política com foco no OE

Sob a batuta do primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, os socialistas reúnem extraordinariamente a sua Comissão Política pelas 21 horas, na sede nacional do partido, no final de uma semana decisiva para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. A atual situação política estará em análise, numa altura em que ainda não há acordo para viabilizar a proposta do Governo.

Fim do Conselho Europeu com foco na energia

A crise energética está a fazer-se sentir em toda a Europa e é um dos temas em cima da mesa num Conselho Europeu de dois dias que termina esta sexta-feira. Depois da conclusão dos trabalhos, está prevista uma conferência de imprensa do presidente do Conselho Europeu, Charles Michele, e da presidente da Comissão, Ursula von der Leyen. Na quinta-feira, Portugal assistiu a protestos por causa dos preços dos combustíveis. Na eletricidade, o Governo tomou medidas para garantir que as faturas dos cidadãos e das empresas não disparam no ano que vem.

Banco de Portugal diz como vai a economia

O Banco de Portugal divulga hoje os indicadores coincidentes para a atividade económica e o consumo privado relativos a setembro. Em agosto, estes indicadores continuaram a trajetória ascendente iniciada no mesmo mês do ano passado: a taxa de variação homóloga do indicador para a atividade económica foi de 2,7%, um aumento de 0,1% face aos 2,6% de julho, enquanto a variação homóloga do indicador para o consumo privado passou de 6,8% em julho para 7,1% em agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião