Nas notícias lá fora: Endesa, Polónia e hidrogénio azul

Líder da Endesa diz que o setor está a viver um drama. Arábia Saudita vai usar campo de gás natural para produzir hidrogénio azul. Tesla retira novo software do mercado após reclamações.

Os preços da eletricidade continuam a marcar a atualidade. O líder da Endesa diz que o “setor está a viver um drama” e que, ao longo da carreira, nunca assistiu a uma escalada nos preços da eletricidade como a de agora. A Arábia Saudita vai usar um campo de gás de 100 mil milhões para produzir hidrogénio azul. Conheça estas e outras notícias que marcam a atualidade na imprensa internacional.

Cinco Días

Líder da Endesa diz que o setor está a viver um drama

O líder da Endesa, José Bogas, propõe intervir no mercado do gás natural para aliviar a crise provocada pelos preços altos da eletricidade. O responsável descreve a situação do setor como um “drama” e avisa que não pode comprar energia a 200 euros por MWh para a vender a 60. O gestor diz ainda que, ao longo da sua carreira, nunca assistiu a uma escalada nos preços da eletricidade como a que se observa atualmente.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Financial Times

Primeiro-ministro polaco acusa UE de “armas apontadas à cabeça”

O primeiro-ministro polaco acusou a UE de fazer exigências a Varsóvia como uma “arma apontada à cabeça”, exortando Bruxelas a recuar na ameaça de sanções judiciais e financeiras ao país, depois de a Comissão ter concluído este mês que partes da Constituição polaca não respeitam as regras comunitárias. Mateusz Morawiecki prometeu acabar com a câmara disciplinar para juízes que o Tribunal Europeu de Justiça considera ser ilegal, um dos fatores a provocar este choque, mas disse que se Bruxelas quiser “começar a terceira guerra mundial” ao não desbloquear fundos comunitários à Polónia, o país se defenderá “com todas as armas que tem ao seu dispor”.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês).

Reuters

Tesla retira software de condução autónoma do mercado após problemas

A Tesla, fabricante de carros elétricos, retirou do mercado a mais recente atualização ao software de condução autónoma “Full Self Driving” dos seus automóveis, depois de alguns utilizadores se terem queixado de falsos avisos de colisão e outros problemas técnicos relacionados com a novidade. Elon Musk, líder da empresa, disse no Twitter que a marca vai recuar na versão do programa, da 10.3 para a 10.2.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso pago/conteúdo em inglês).

Wall Street Journal

Democratas estudam imposto sobre mais-valias não realizadas

Um novo imposto anual sobre as mais-valias não realizadas dos multimilionários poderá ser incluído no pacote orçamental que os Democratas norte-americanos esperam finalizar esta semana. “Provavelmente teremos um imposto sobre o património”, afirmou Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes. As mais-valias realizadas são os ganhos relacionados com o incremento de valor de um ativo financeiro no mercado, mas que ainda não foi vendido pelo seu titular.

Leia a notícia completa no Wall Street Journal (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Bloomberg

Arábia Saudita vai usar campo de gás natural para produzir hidrogénio azul

A Arábia Saudita vai recorrer a um dos maiores projetos mundiais de gás natural para produzir hidrogénio azul — um combustível altamente inflamável obtido a partir do gás natural, mas cujo dióxido de carbono emitido no processo é capturado, armazenado e enterrado no solo. Uma grande parte do gás do desenvolvimento Jafurah, avaliado em 110 mil milhões de dólares (94 mil milhões de euros), será utilizada para o hidrogénio azul, que desempenhar um papel de relevo na descarbonização da economia mundial.

Leia a notícia completa no Bloomberg (acesso pago/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Endesa, Polónia e hidrogénio azul

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião