Mapfre expande 7,4% em prémios de seguro no conjunto Espanha e Portugal

  • ECO Seguros
  • 11 Novembro 2021

O crescimento ibérico reflete o desempenho das vendas de seguros do ramo Vida (+19%), impulsionadas pela dinâmica em produtos 'unit linked' e apólices de grupo.

O grupo Mapfre cresceu 7,4% na região ibérica no acumulado dos primeiros nove meses de 2021, contabilizando receita de 5 704 milhões de euros em prémios de seguro (emitidos e aceites) no conjunto dos mercados Espanha e Portugal, unidade geográfica que gerou 36% do consolidado pelo grupo em igual período de 2020.

O crescimento apontado reflete melhoria das vendas de seguros de Vida (+19%, para cerca de 1,39 mil milhões de euros), apoiados na dinâmica dos produtos unit linked e apólices de grupo. O segmento de seguros gerais (não Vida) progrediu 4,7%, totalizando 1 700 milhões de euros em prémios, revela comunicado da companhia.

Com Espanha a crescer 7,6% no período reportado, acima dos 4,1% de média atribuída ao seu mercado, a contribuição espanhola representou 328 milhões dos 524 milhões de euros de lucro consolidado pela companhia no final dos três trimestres concluídos em setembro (+16,4% em comparação com igual período do ano anterior).

Na operação global, as receitas do grupo cifraram-se em 19,78 mil milhões de euros, subindo 3,8% em variação homóloga, dos quais 13,71 mil milhões representam prémios da unidade de seguros (+7,6% face a um ano antes). Além do desempenho comercial do ramo Vida na região ibérica, a Mapfre beneficiou de 473 milhões de euros, receita individual da renovação de uma apólice bienal de grandes riscos no México.

Segundo explica a empresa, o resultado apresentado está “fortemente afetado” pelo elevado custo de sinistros de Vida derivados da pandemia de covid-19 que, entre janeiro e setembro, representaram 344 milhões de euros, grande parte da parcela (280 milhões) incorridos na operação latino-americana. A Mapfre aproveita o relatório de final de setembro para referir que, desde início da pandemia, já destinou 666 milhões de euros a pagar sinistros relacionados com a pandemia de covid-19.

Nas outras regiões em que o grupo opera, destaque para o Brasil, onde cresceu 6,7% para 2,53 mil milhões de euros em prémios (embora com 148 milhões de impacto negativo da sinistralidade por covid-19) e para a área Latam Norte (que inclui o México), onde os prémios de seguro cresceram 44,5%, para 1,74 mil milhões de euros.

No fecho de setembro, o rácio combinado do grupo Mapfre agravou-se 1,3 pontos, elevando-se a 96,5%, segundo a empresa, a refletir aumento da sinistralidade, por sua vez consequência da progressiva normalização na atividade económica.

Já o rácio de solvência, calculado a final de junho em 194,5%, robusto face ao limiar de tolerância interno (25 pp relativamente a objetivo de 200%).

Por fim, o negócio de resseguro e Global Risks, ambos integrados na unidade Mapfre RE, terminou os primeiros nove meses de 2021 com 4,7 mil milhões de euros de receita, evidenciando progressão de 11,7%, apresentando lucro de 95 milhões, contra prejuízo de 20 milhões de euros um ano antes. O respetivo rácio combinado melhorou 4,4 pontos, descendo abaixo do limitar crítico, para os 98,5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mapfre expande 7,4% em prémios de seguro no conjunto Espanha e Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião