EIOPA planeia testes de stress climático nos seguros

  • ECO Seguros
  • 10 Novembro 2021

Efeitos de eventos climáticos sobre seguros têm consequência diferenciada consoante especificidades das regiões, tipo de riscos e setores económicos, diz presidente do organismo europeu de Supervisão.

A seguradoras do espaço europeu (UE) poderão ser submetidas a testes de stress climático num horizonte não além de 2024, mas o regulador europeu admite antecipar calendário logo que esteja definido o enquadramento e as linhas gerais do exercício.

A indústria de seguros está exposta à mudança climática e muitas ainda subscrevem riscos no setor dos combustíveis fósseis ou são vulneráveis através das suas próprias carteiras de investimento, sendo por isso necessário aferir a sensibilidade do setor aos riscos, justificou Petra Hielkema.

Participando no painel Future of Insurance Europe, um evento da agência Reuters, a presidente da Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA na sigla anglo-saxónica) confirmou que os testes de stress climático estão na agenda do organismo europeu de supervisão, embora ainda sem a previsão de que de concretizem, pelo menos, até 2023.

A EIOPA encontra-se a concluir de stress tests no setor, cujos resultados deverão ser conhecidos em dezembro. No próximo ano haverá testes de esforço focados no setor dos fundos de pensões, referiu durante o webinar. A seguir, o mais tardar em 2024, embora o enquadramento preliminar dos testes possa acontecer antes, haverá lugar à abordagem para dar perspetiva da sensibilidade do setor à questão os riscos climático e a transição energética.

Hielkema corrobora ideia de que a taxa de carbono – que por exemplo em Portugal passou a ser cobrada também ao passageiros de vários modos de transporte – é mais eficaz para incentivar o compromisso com a emergência climática do que a imposição de requisitos de capital.

Quanto ao que se pode esperar dos testes de resiliência às alterações climáticas, ao invés de objetivos de avaliação dos requisitos de capital das seguradoras, a presidente da EIOPA adiantou que serão definidos cenários de sensibilidade aos efeitos dos eventos climáticos, que têm consequências diferenciadas consoante as especificidades das regiões, tipo de riscos e os setores impactados, registou um vídeo do evento virtual.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EIOPA planeia testes de stress climático nos seguros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião