Crash na lira turca: afunda mais de 15% após comentários de Erdogan
Crash na lira turca. Divisa afunda 15% para mínimos históricos, após o presidente Erdogan ter defendido os recentes cortes dos juros do banco central, ainda que a inflação esteja a disparar no país.
A lira turca afunda mais de 15% esta terça-feira, registando mínimos históricos, depois de o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter defendido os recentes cortes das taxas de juro pelo banco central, tendo ainda prometido que vai vencer “a guerra económica da independência”.
A divisa turca caiu para 13,45 contra o dólar, tendo registado o valor mais baixo de sempre. A moeda já desvaloriza 40% em 2021, incluindo uma queda de quase 20% desde o início da semana passada.
Erdogan tem pressionado o banco central a adotar uma política monetária mais agressiva, com o objetivo de aumentar as exportações e o investimento, mesmo num cenário em que a inflação está a disparar para 20% (que, pelo consenso dos economistas, recomenda uma subida dos juros, para controlar os preços, o contrário do que defende Erdogan).
“A maioria dos analistas aponta o dedo a uma flexibilização monetária irresponsável e taxas de juro baixas do tipo defendido pelo presidente turco Recep Tayyip Erdogan, que tem aplicado pressão política ao banco central do país. O cidadão comum sofre de uma inflação feroz que pode perturbar o público”, explica Nuno Mello, analista da XTB.
Ainda no mês passado Erdogan demitiu o vice-governador do banco central, Semih Tumen, que disse no Twitter que o Presidente turco tem de acabar com esta “experiência irracional”. “Não tem qualquer hipótese de sucesso, deve ser abandonada imediatamente e devemos regressar a uma política monetária de qualidade para proteger o valor da lira turca e a prosperidade do povo turco”, afirmou Tumen.
A queda da lira acentuou-se depois de as sondagens apontarem para uma quebra no apoio da população no partido AK de Erdogan, enquanto a oposição pede eleições antecipadas antes de 2023.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Crash na lira turca: afunda mais de 15% após comentários de Erdogan
{{ noCommentsLabel }}