Rui Rio enviou SMS falsa aos militantes

  • ECO
  • 27 Novembro 2021

Mensagem alega que se Rui Rio vencer as diretas, os sociais-democratas podem vencer as legislativas, noticia o Expresso. O líder do PSD diz que é mentira.

A candidatura do atual líder enviou uma SMS aos militantes com a mensagem de que uma sondagem da TVI dava a vitória ao PSD nas legislativas, caso Rui Rio fosse o candidato a primeiro-ministro, noticia o Expresso (acesso pago). O líder do PSD reagiu esta tarde e diz que é mentira.

“A sondagem TVI mostra que PSD ganha as legislativas se Rui Rio for líder e perde por 12% se o líder for Paulo Rangel”, dizia o SMS enviado. O semanário escreve também que os resultados do estudo de opinião da TVI/CNN já circulavam dentro do PSD, antes ainda de serem tornados públicas.

Segundo o estudo da Pitagórica, Rui Rio teria 32% contra 38% de António Costa, considerando a distribuição de indecisos. No embate com Paulo Rangel, este teria 23% e o atual primeiro-ministro subiria para 39%.

Como assinala o Expresso, a sondagem não conclui que Rui Rio vence António Costa, a menos que se considerem a grande margem de erro de oito pontos percentuais. Ou seja, considerando o pior resultado possível para António Costa e o melhor para Rui Rio.

Segundo a sondagem divulgada a 25 de novembro, o atual líder do PSD é o preferido de 58% do eleitorado social-democrata para as eleições do partido este sábado, levando vantagem sobre Paulo Rangel, com apenas 27%.

Rui Rio diz que notícia é mentira

“Acho absolutamente vergonhoso a primeira página do Expresso de hoje. Seja do ponto de vista profissional, para o jornalismo, seja acima de tudo do ponto de vista ético”, disse Rui Rio aos jornalistas, após votar no Porto, ao início da tarde de sábado.

“A primeira página do Expresso está ao nível do pior que tenho visto e ao nível do que a democracia tem de mau. A democracia tem muitos defeitos, um dos defeitos é justamente este, tentar enganar as pessoas no próprio dia com uma mentira. É muito muito triste e demonstra o estado em que o regime está”.

(Notícia atualizada às 16h30 com reação de Rui Rio)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Rio enviou SMS falsa aos militantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião