5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que termina o prazo para uma decisão sobre o levantamento das patentes das vacinas, é revelada a evolução das vendas a retalho em outubro na UE.

Do levantamento de patentes das vacinas contra o Covid até às vendas a retalho na UE em outubro, +assando pelo congresso das agências de viagens, saiba o que vai marcar o dia esta sexta-feira.

Termina prazo para decisão sobre o levantamento das patentes das vacinas

Termina esta sexta-feira o prazo para a Organização Mundial do Comércio (OMC) decidir sobre o levantamento das patentes das vacinas contra o novo coronavírus. Os Estados Unidos anunciaram em maio que apoiam o levantamento destas patentes, assim como França e a Alemanha. Nessa altura, a ministra do Estado e da Presidência portuguesa disse que “estas decisões são tomadas em concertação a nível europeu”.

Como evoluíram as vendas a retalho em outubro?

O Eurostat vai revelar esta sexta-feira como evoluíram as vendas em retalho na União Europeia (UE) em outubro, numa altura em que as empresas do setor falam no aumento dos custos dos produtos e na consequente subida de preços para o consumidor final. Os dados mais recentes, referentes a setembro, indicam que as vendas a retalho subiram 2,5% na Zona Euro e 3,2% na UE, apesar de ligeiros recuos em cadeia.

Eurostat revela quantas pessoas com deficiência estão em risco de pobreza

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Deficiência, o Eurostat revela quantas pessoas com limitações físicas estavam em risco de pobreza ou exclusão social na União Europeia em 2020. Os números mais recentes, referentes a 2019, indicam que 28.4% da população da UE com deficiência (com 16 ou mais anos) estava em risco de pobreza. Os Estados-membros com as maiores percentagens eram a Bulgária (50,7%) e a Letónia (42,1%), enquanto a Eslováquia (19,2%) e a Dinamarca (20,3%) estavam na outra ponta da tabela.

Assembleia extraordinária de acionistas da Corticeira Amorim

Decorre esta sexta-feira mais uma assembleia extraordinária de acionistas da Corticeira Amorim. O encontro, que arranca às 9h, visa aprovar o balanço intercalar individual da sociedade, reportado a 30 de setembro deste ano. Além disso, os acionistas vão votar a distribuição de dividendos, num montante total de 11,3 milhões de euros, equivalente ao valor bruto 8,5 cêntimos por ação.

Termina congresso anual das agências de viagens

Chega ao fim esta sexta-feira o 46.º Congresso da Associação de Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que decorre desde quarta-feira em Aveiro. Durante estes dias tem-se discutido o futuro do turismo e das empresas do setor, bem como outros temas quentes como a TAP ou o novo aeroporto de Lisboa. O evento conta com a presença de vários profissionais do turismo e encerra com a presença do ministro da Economia, Siza Vieira, e da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião