“Falar Seguro” explica como reclamar nos seguros e fundos de pensões

  • ECO Seguros
  • 12 Janeiro 2022

Novo podcast da Supervisão esclarece dúvidas do consumidor sobre como proceder face a atos ou omissões de uma seguradora, mediadora ou sociedade gestora de fundo de pensões.

O quarto episódio da série “Vamos Falar Seguro,” uma iniciativa da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), esclarece os consumidores acerca dos procedimentos que devem ser observados na apresentação de uma reclamação em matéria de seguros ou fundos de pensões.

No episódio, Inês Graça, do Departamento de Supervisão Comportamental da ASF, aborda questões relacionadas com as várias opções ao dispor do consumidor na apresentação de uma reclamação, meio para o fazer, bem como os prazos a cumprir nesta matéria, quer seja ao operador ou ao organismo de supervisão (serviço de Apoio ao Consumidor).

As reclamações devem começar por ser dirigidas aos operadores, mas também podem ser apresentadas à Supervisão, que não tem competência de resolução de litígios, mas presta esclarecimento e apoio. No caso das queixas endereçadas diretamente à Autoridade, devem ser seguidos os procedimentos indicados no portal do Consumidor (ASF), onde também é disponibilizada informação sobre os provedores do consumidor das entidades supervisionadas.

O projeto “Vamos Falar Seguro” é um programa de formação financeira que aposta no desenvolvimento e produção de conteúdos digitais, mais apelativos como o podcast, com o objetivo de apoiar o consumidor na compreensão dos produtos e serviços do setor segurador e dos fundos de pensões.

Num próximo episódio, segundo adiantou a ASF, a série abordará o tema “Comprei casa. E o seguro de vida?”.

O vídeo sobre apresentação de uma reclamação em seguros ou fundos de pensões pode ser assistido aqui.

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