Helana Freitas à frente do Parque Serralves

Escolha do conselho de administração da Fundação Serralves recai sobre a até aqui coordenadora geral da equipa diretiva do Parque Serralves.

Helena Freitas é a nova diretora do Parque Serralves. A profissional era, desde agosto de 2020, a coordenadora geral da equipa diretiva do Parque de Serralves.

“Assumo agora formalmente a direção do Parque com o propósito de dar maior expressão a um papel mais interventivo do Parque de Serralves em atividades de promoção e divulgação da ciência e à programação para a sustentabilidade. Em Serralves, parece que foi sempre possível harmonizar a estética do espaço com a diversidade dos elementos naturais, garantindo assim um usufruto pleno destas dimensões: da arte à cultura e à natureza“, refere Helena Freitas citada em comunicado.

“Helena Freitas junta-se a Serralves com um profundo conhecimento das áreas de atuação da Fundação de que será responsável e aporta, pela sua enorme experiencia nacional e internacional e pela sua visão inspiradora, um pragmatismo que reforçará a centralidade da importância estratégica do Parque no projeto de Serralves. O notável património que Serralves foi construindo ao longo do tempo sairá grandemente reforçado, alcançando novos patamares, com a capacidade que Helena Freitas tem demonstrado para agregar a contribuição das mais relevantes personalidades à volta dos projetos que lidera, integrando diversos saberes nas respostas às questões críticas com que a humanidade e o planeta estão confrontados”, diz Ana Pinho, presidente do Conselho de Administração de Serralves, citada no mesmo comunicado.

Doutorada em Ecologia pela Universidade de Coimbra, em colaboração com a Universidade de Bielefeld, na Alemanha, e com um pós-doutoramento na Universidade de Stanford, nos EUA, Helena Freitas construiu uma carreira ligada à academia e investigação — é autora em mais de 300 publicações científicas internacionais e publicou várias obras de promoção e divulgação da ciência — e na docência. É professora catedrática na área da Biodiversidade e Ecologia no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde foi Vice-Reitora, entre 2011 e 2015, com o pelouro das Relações Institucionais, Museus e Desporto, e detentora da Cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, na mesma universidade.

“É ainda Coordenadora da unidade de investigação Centre for Functional Ecology – science for people and the planet, Coordenadora científica do FitoLab – Laboratório de Fitossanidade do Instituto Pedro Nunes, e integra o Conselho Científico do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Em Julho de 2019 foi selecionada para o Mission Board for Climate Change Adaptation, including Societal Transformation da Comissão Europeia, Programa Horizonte Europa, e em Agosto de 2019 foi nomeada Ponto Focal de Portugal para o IPBES – Intergovernmental Platform for Biodiversity and Ecosystem Services (ONU)”, informa a Fundação Serralves.

Helena Freitas dedicou parte do seu percurso à causa pública, onde exerceu funções parlamentares e governativas — foi deputada, entre 23 de outubro de 2015 e 10 de março de 2016, e vice-presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da República –, tendo, entre 10 de março de 2016 e 18 de julho de 2017, coordenado a Unidade de Missão para a Valorização do Interior, bem como o Programa Nacional para a Coesão Territorial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Helana Freitas à frente do Parque Serralves

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião