5 coisas que vão marcar o dia

Arranca a reta final da campanha eleitoral. É também o último dia de candidaturas para 31 casas de renda acessível e o julgamento relativo ao processo "cartel da banca" entra na fase final.

Esta segunda-feira arranca a reta final da campanha eleitoral rumo às legislativas, marcadas para 30 de janeiro. Ao mesmo tempo, é o último dia para se candidatar a 31 casas no âmbito do Programa de Arrendamento Acessível. Na Justiça, o julgamento do processo “cartel da banca” entra na fase final. No plano político, os representantes da UE e do Reino Unido reúnem-se para tentar ultrapassar o impasse sobre a Irlanda do Norte no pós-Brexit.

Arranca reta final da campanha para as legislativas

Os partidos entram na reta final da campanha eleitoral para a “corrida” às urnas, marcada para 30 de janeiro. As “caravanas” dos partidos têm maioritariamente rumado de norte a sul do país, mas há quem tenha ido às ilhas para apelar ao voto junto dos portugueses. As sondagens divulgadas nos últimos dias têm demonstrado que a distância entre socialistas e sociais-democratas tem encurtado, sendo que a sondagem da Pitagórica divulgada no sábado dá agora a vitória ao PSD, com 34,5% das intenções de voto, contra 33,5% das intenções de voto para o PS.

Último dia de candidaturas a 31 casas de renda acessível

Esta segunda-feira, termina o prazo para os portugueses concorrerem a 31 casas espalhadas por 15 concelhos do país, no âmbito do Programa de Arrendamento Acessível. O concurso arrancou a 30 de dezembro de 2021, sendo que “as habitações a concurso são de tipologias T0, T1, T2, T3 e T4, localizadas nos concelhos de Coimbra, Figueira da Foz, Vila Real, Vila Nova de Gaia, Santarém, Almada, Setúbal, Moita, Amadora, Mafra, Vila Franca de Xira, Santiago do Cacém, Évora, Beja e Lagos”, segundo informou o Ministério das Infraestruturas e da Habitação. As candidaturas ainda podem ser submetidas até ao final do dia de hoje.

Prossegue julgamento do “cartel da Banca”

O julgamento dos recursos das coimas de 225 milhões de euros aplicadas pela Autoridade da Concorrência (AdC) a 12 bancos por troca de informação com impacto no crédito a clientes entra esta segunda-feira na fase final. Nesta audiência está prevista a audição dos representantes legais do BPI e do Santander, sendo que na quarta e na sexta-feira estão agendadas as restantes audições dos representantes dos bancos que quiseram prestar depoimentos nesta fase.

UE e do Reino Unido voltam a reunir sobre impasse do Brexit

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Liz Truss, vai reunir-se esta segunda-feira com o vice-presidente da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič, para intensificar as negociações relativas ao impasse sobre a Irlanda do Norte no pós-Brexit. Há pouco mais de uma semana, a governante britânica prometeu apresentar “soluções práticas e razoáveis” neste encontro, mas pediu ao bloco comunitário uma “abordagem pragmática”.

Como evoluiu o ensino à distância na UE?

No dia em que se assinala o dia internacional da Educação, o Eurostat vai divulgar dados referentes ao ensino à distância nos diversos Estados-membros durante 2021. Com o surgimento da pandemia de Covid-19 vários países da União Europeia tiveram de adaptar os seus sistemas de ensino, dando as aulas a partir de casa. Em 2021, o Governo distribuiu 750 mil computadores aos estudantes e docentes do ensino público, que se somam aos 450 mil computadores que tinha sido entregues em 2020, o primeiro ano de pandemia e o primeiro ano fortemente marcado pelo ensino à distância, de acordo com o último balanço do Ministério da Educação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião