5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 25 Janeiro 2022

O dia será marcado pela publicação do Índice de Perceção de Corrupção 2021, pela atualização das perspetivas económicas mundiais do FMI e pela retoma da votação do orçamento municipal de Lisboa.

A publicação do Índice de Perceção da Corrupção 2021 pela Transparency International marca o dia desta terça-feira, bem como a atualização das projeções económicas mundiais do Fundo Monetário Internacional. Ainda hoje é retomada a discussão e votação do orçamento municipal de Lisboa para 2022, enquanto a Microsoft divulga os resultados referentes ao segundo trimestre do ano fiscal de 2022 e a Fed inicia uma reunião de dois dias.

Qual o nível de corrupção em Portugal em 2021?

A organização não-governamental Transparency International divulga, esta terça-feira, o Índice de Perceção da Corrupção relativo a 2021. Criada em 1995, esta ferramenta analisa os níveis de corrupção no setor público de 180 países e territórios, pontuando-os de 0 (muito corrupto) a 100 (muito transparente). No ranking de 2020, Portugal ficou na 33.ª posição, com 61 pontos, a pontuação mais baixa de sempre e bastante abaixo dos valores médios da Europa ocidental e da União Europeia, fixados em 66 pontos.

FMI atualiza projeções económicas

O Fundo Monetário Internacional (FMI) publica esta terça-feira, às 9 horas locais (14 horas em Lisboa) as suas projeções económicas mundiais, através do World Economic Outlook (WEO). Na atualização anterior, em outubro, a instituição previa um crescimento da economia portuguesa de 5,1% para este ano, um valor que vai ao encontro das previsões da Comissão Europeia (julho) e do Conselho das Finanças Públicas (setembro). Quanto à economia global, estimava um avanço de 4,9% para 2022 (0,1 ponto percentual abaixo das projeções de julho).

Câmara de Lisboa retoma votação do orçamento municipal para 2022

A discussão e votação da proposta de orçamento municipal de Lisboa para 2022 vão ser retomadas na terça-feira, a partir das 9h30. O retomar dos trabalhos acontece na sequência da interrupção, na quinta-feira, da reunião privada de câmara, em que estavam a ser discutidas e iriam ser votadas as propostas de orçamento e de grandes opções do plano para 2022-2026. Na altura, os vereadores do PS alertaram para “um erro de 40 milhões de euros” na distribuição das verbas, nomeadamente na habitação.

Início de reunião da Fed marcada por queda das bolsas

Na reta final do mês de janeiro, as bolsas arrancaram a semana em forte baixa, enquanto a reunião de dois dias do Comité de Mercado Aberto da Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos, que tem início esta terça-feira, vai ser o centro das atenções dos mercados, já que preveem o anúncio de algumas decisões importantes no final do encontro. Entre essas decisões, os analistas do Morgan Stanley estimam que seja comunicado o primeiro aumento dos juros este ano, nomeadamente de 0,25 ponto percentual em março para combater a pressão da inflação nos EUA.

Microsoft divulga resultados do 2.º trimestre do ano fiscal

Ainda esta terça-feira, a Microsoft divulga os resultados relativos ao segundo trimestre do ano fiscal de 2022, que corresponde ao período de outubro a dezembro do ano passado. De acordo com a FactSet, citada pelo The Wall Street Journal, a empresa liderada por Satya Nadella deverá registar receitas trimestrais de mais de 50 mil milhões de dólares pela primeira vez. Tal como outras tecnológicas, a Microsoft tem beneficiado da pandemia, levando a uma subida significativa das suas ações na bolsa nos últimos dois anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião