Secretário de Estado das Finanças britânico demite-se em pleno Parlamento

  • Lusa
  • 24 Janeiro 2022

Theodore Agnew reconheceu que foram cometidos erros básicos na supervisão sobre os mecanismos de apoio Covid às empresas. Oposição quer saber porque 4.300 milhões de libras foram dados como perdidos.

Theodore Agnew, secretário de Estado das Finanças britânico, apresentou esta segunda-feira a demissão em pleno Parlamento, em protesto contra a ineficácia do Governo no combate à fraude, em particular a pagamentos fraudulentos de apoio durante a pandemia covid-19.

“Tendo em conta que sou responsável pelo combate à fraude, seria desonesto manter-me em funções se me sinto incapaz de o fazer devidamente, quanto mais defender o trabalho feito. Por essa razão, decidi apresentar a minha demissão (…) com efeito imediato”, anunciou Theodore Agnew na Câmara dos Lordes.

O político do Partido Conservador foi chamado a intervir para explicar porque 4.300 milhões de libras (5.110 milhões de euros) em apoios durante a pandemia covid-19 foram considerados perdidos pelo Ministério das Finanças.

Secretário de Estado das Finanças responsável pela Eficiência e Transformação desde 2020, Agnew qualificou a supervisão do Governo sobre os vários mecanismos de apoio às empresas “nada menos do que desesperadamente inadequada” e disse que “foram cometidos erros básicos”.

“As perdas totais por fraude no Governo estão estimadas em 29.000 milhões de libras (34.440 milhões de euros) por ano. É claro que nem tudo pode ser evitado. Mas uma combinação de arrogância, desleixo e ignorância paralisa a máquina do Governo”, criticou.

Agnew vincou que a demissão não está relacionada com a crise na liderança do primeiro-ministro, Boris Johnson, criticado por vários deputados do Partido Conservador.

Ao sair da Câmara dos Lordes, a câmara alta do Parlamento, o político foi aplaudido, em particular por membros da oposição.

“Acho que acabámos de testemunhar um dos momentos mais dramáticos a que já assistimos na Câmara, de um secretário de Estado que sentiu que a sua integridade não podia mais garantir que continuasse como membro do Governo”, comentou a líder do Partido Trabalhista na Câmara dos Lordes, Angela Smith.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Secretário de Estado das Finanças britânico demite-se em pleno Parlamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião