Espanha deixa cair uso obrigatório de máscara na rua na próxima semana

A partir da próxima quinta-feira, o uso de máscara na rua vai deixar de ser obrigatório em Espanha. Medida ainda tem que ser aprovada em Conselho de Ministros.

O uso de máscara na rua vai deixar de ser obrigatório em Espanha a partir da próxima quinta-feira, revelou a ministra da Saúde espanhola, Carolina Darias, em declarações à Cadena SER (acesso livre, conteúdo em espanhol).

A ministra da Saúde adiantou que o Executivo espanhol vai aprovar no próximo Conselho de Ministros, marcado para terça-feira, a revogação do decreto que estabelece a obrigatoriedade de uso de máscara ao ar livre. A medida deverá entrar em vigor na quinta-feira. Esta decisão é tomada numa altura em que todos os indicadores de avaliação da situação pandémica têm vindo a descer.

Desde a época natalícia que é obrigatório o uso de máscara em todos os locais públicos em Espanha – quer sejam abertos ou fechados – exceto nas praias ou ambientes rurais, bem como nos casos em que seja possível manter a distância considerada de “segurança”, escreve o El País.

Em Portugal, o uso de máscara é apenas obrigatório em alguns locais públicos fechados, como hospitais, lares de idosos, estabelecimentos escolares, transportes públicos, eventos desportivos ou transportes público.

Contudo, a diretora-geral da Saúde veio admitir, em entrevista à CNN Portugal, este uso pode ser reservado apenas a certas alturas. Se houver um alívio da epidemia, podemos reservar, por exemplo, o uso das máscaras para uma altura em que estivermos outra vez a subir na sazonalidade”, disse Graça Freitas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha deixa cair uso obrigatório de máscara na rua na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião