Portugal foi o segundo país do euro que mais cresceu em cadeia no quarto trimestre

Portugal registou o segundo maior crescimento em cadeia na Zona Euro entre outubro e dezembro, ficando atrás apenas de Espanha. Economia da moeda única arrefeceu no quarto trimestre.

A economia da Zona Euro registou um crescimento de 0,3% no quarto trimestre, desacelerando face ao trimestre anterior, quando a variação do PIB tinha sido de 2,3%, com a atividade a ser penalizada pelas restrições impostas para travar a propagação da Ómicron. Portugal registou o segundo maior crescimento em cadeia na Zona Euro.

No conjunto da União Europeia, o crescimento foi de 0,4% entre outubro e dezembro, ficando também abaixo dos 2,2% dos três meses anteriores, segundo dados revelados esta terça-feira pelo Eurostat.

Na comparação homóloga, a economia da moeda única avançou 4,6% no quarto trimestre, mais do que os 3,9% dos três meses anteriores. No conjunto dos 27 Estados-membros, o crescimento foi de 4,8%, contra 4,1% no terceiro trimestre.

Portugal entre os que mais cresceu em cadeia

O crescimento de 1,6% da economia portuguesa no quarto trimestre, face aos três meses anteriores, foi o segundo mais robusto na Zona Euro, atrás apenas dos 2% registados por Espanha, mostram os dados do Eurostat. Olhando para a variação em termos homólogos, Portugal registou o quarto maior crescimento, atrás de Itália (6,4%), Chipre (6%) e Holanda (6%).

Se a análise for alargada a toda a UE, Portugal tem o quarto maior crescimento em cadeia entre os países para os quais já existem dados, atrás da Hungria (2,1%), Espanha e Polónia (1,7%), e o sétimo da UE.

Os dados revelados esta terça-feira pelo Eurostat indicam ainda que o número de pessoas empregadas aumentou 0,5% na Zona Euro e na União Europeia, quando comparado com o trimestre anterior. No terceiro trimestre o crescimento tinha sido de 1% nos países da moeda única e 0,9% no conjunto da UE.

Na comparação homóloga, o emprego cresceu 2,1% quer na Zona Euro, quer em toda a União, mantendo o ritmo do trimestre anterior.

(Notícia atualizada às 11h)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal foi o segundo país do euro que mais cresceu em cadeia no quarto trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião