Altri quintuplica lucros para 124 milhões em ano de produção e vendas recorde

Papeleira faturou quase 800 milhões de euros no ano passado, compensando subida dos custos. Lucros subiram 400% para 123,7 milhões de euros.

A Altri quintuplicou os lucros no ano passado, ganhando 123,7 milhões de euros, e isto depois de ter atingido produção e vendas recorde, que ajudaram a compensar a subida dos custos por causa da inflação.

As receitas atingiram os 793,4 milhões de euros em 2021, o que representa uma subida de 38% em relação a 2020. A Altri justifica este desempenho com o “recorde de produção de fibras celulósicas” e com o “aumento das vendas, num período marcado pela alta dos preços da pasta nos mercados internacionais”.

As unidades de produção de pasta do grupo — Celbi, Biotek e Caima — registaram-se “um recorde absoluto de produção e vendas nos 12 meses de 2021, tendo produzido 1,126 milhões de toneladas de pasta (mais 2,2%) e vendido 1,153 milhões de toneladas (mais 5,0%). Os mercados externos representaram 86% das vendas, num total de 996 mil toneladas.

Por outro lado, os custos operacionais também aceleraram, “fruto da pressão inflacionista generalizada dos fatores produtivos”, disse a papeleira. Subiram 18,6% para 565,7 milhões de euros no ano passado.

Apesar do aumento dos custos, a Altri viu o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) avançar 132,7% para 227,7 milhões de euros.

Face à subida dos preços da energia, a Altri adianta que vai reduzir a dependência de energia de fontes fósseis e assinala que a fábrica de Caima vai tornar-se em breve na “primeira produtora ibérica de fibras celulósicas livre de combustíveis fósseis, sendo que todo o grupo está a passar para o regime de mercado de energia”, anunciou o CEO, José Soares de Pina, em comunicado. A medida terá impacto positivo já no primeiro trimestre deste ano, tendo em conta que o grupo é produtor excedentário.

A papeleira portuguesa indica que continua a sentir uma forte procura por pasta de papel na Europa no início de 2022, o que, tendo em conta o contexto de baixa disponibilidade, já levou a dois aumentos de preços em fevereiro (30 dólares) e março (30 dólares), elevando o valor para 1.200 dólares/tonelada.

Relativamente ao projeto da Galiza, para a construção de uma unidade industrial de raiz com uma capacidade produtiva anual de 200.000 toneladas de pasta solúvel e fibras têxteis sustentáveis, através de um consórcio público-privado, a Altri diz que espera estar em condições de anunciar a localização final do projeto a curto prazo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altri quintuplica lucros para 124 milhões em ano de produção e vendas recorde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião