Nem-nem? Saiba como candidatar-se aos estágios do Governo
- Sara Calado
- 7 Agosto 2019
Beneficiária dos estágios abertos pelo Governo e com apoio do Portugal 2020 será a secretaria-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Há 85 vagas disponíveis.
Ver Descodificador-
Em que consiste o programa de estágios profissionais para jovens "nem-nem"?
-
A quem se destina o programa de estágios?
-
Quantos lugares tem o programa disponíveis?
-
Quanto tempo duram os estágios profissionais?
-
Como apresentar a candidatura?
-
Onde decorrem os estágios?
-
Quem financia o Programa Operacional Inclusão Social e Emprego?
-
Quais são os critérios de seleção para estes estágios profissionais?
-
Qual o valor da bolsa de estágios?
Nem-nem? Saiba como candidatar-se aos estágios do Governo
- Sara Calado
- 7 Agosto 2019
-
Em que consiste o programa de estágios profissionais para jovens "nem-nem"?
Os estágios profissionais lançados pelo Governo são estágios para jovens portugueses que serão feitos na administração central do Estado e, em particular, nos serviços externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE). Os designados estágios “Missões” são estágios profissionais do IEFP ao abrigo do Programa PEPAC MNE. As candidaturas estão abertas até 30 de setembro e têm de ser realizadas, numa primeira fase, pelas instituições interessadas em receber estagiários profissionais.
Proxima Pergunta: A quem se destina o programa de estágios?
-
A quem se destina o programa de estágios?
O programa de estágios está enquadrado no Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE) e tem como objetivo apoiar a integração dos candidatos no mercado de trabalho. Estes estágios profissionais destinam-se a jovens com até 29 anos de idade (inclusive), residentes em território nacional e que não estudam, não trabalham nem se encontram em formação, os chamados “nem-nem”. As vagas disponíveis incluem ainda lugares para participantes em risco de exclusão social e de comunidades marginalizadas.
Em Portugal e, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes a junho, existem 220,3 mil jovens NEET (not inemployment, education or training). Este número representa um aumento relativamente aos 197,2 mil registados pelo INE em agosto do ano passado.
Proxima Pergunta: Quantos lugares tem o programa disponíveis?
-
Quantos lugares tem o programa disponíveis?
Desde a primeira edição, em 2017, o programa de estágios tem disponibilizado todos os anos 85 vagas. Nesta 4ª edição, a representação da UE na Bélgica é o local que vai receber mais estagiários, sendo seis no total.
Os estágios vão ter lugar em 43 Embaixadas e Consulados de Portugal, um pouco por todo o mundo.
Proxima Pergunta: Quanto tempo duram os estágios profissionais?
-
Quanto tempo duram os estágios profissionais?
Neste caso, os estágios profissionais têm a duração máxima de um ano. Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, “o balanço das edições já realizadas é muito positivo, tanto do lado dos estagiários, como por parte dos postos. Elas cumpriram também a meta de emprego pressuposta pelo financiamento comunitário do Programa PEPAC – MNE, que é de 65%.”
Proxima Pergunta: Como apresentar a candidatura?
-
Como apresentar a candidatura?
Uma vez abertas as candidaturas, estas devem ser feitas exclusivamente online. É dever da secretaria-geral do MNE fixar os parâmetros de avaliação, ponderação e a grelha de classificações para avaliação dos candidatos.
Este convite à abertura de candidaturas é dirigido às instituições do MNE, interessadas em participar no programa de estágios devem submeter as suas candidaturas até 30 de setembro, através do preenchimento e submissão de um formulário eletrónico no Balcão do Portugal 2020. É necessário registo prévio, que também pode ser feito online.
Proxima Pergunta: Onde decorrem os estágios?
-
Onde decorrem os estágios?
Os estágios decorrem em serviços consulares, embaixadas e representações de Portugal, dentro e fora do país, nas áreas de Diplomacia Política e Apoio Consular e Diplomacia Económica.
Ainda que os avisos de concurso sejam aplicados a candidaturas das regiões Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, o financiamento servirá apenas para estágios profissionais realizados fora do território nacional.
Proxima Pergunta: Quem financia o Programa Operacional Inclusão Social e Emprego?
-
Quem financia o Programa Operacional Inclusão Social e Emprego?
Este programa de estágios é cofinanciado pelo Portugal 2020 e pela União Europeia. O programa está avaliado num total de 2,5 milhões de euros, dos quais 91,89% vêm do Fundo Social Europeu e os restantes 8,11 de contribuição pública nacional.
Proxima Pergunta: Quais são os critérios de seleção para estes estágios profissionais?
-
Quais são os critérios de seleção para estes estágios profissionais?
Na seleção dos candidatos a estes estágios profissionais é tida em conta a habilitação académica, (60%), a experiência profissional (20%), a fluência em línguas (20%). Além da avaliação destes critérios decorre depois uma entrevista presencial.
Proxima Pergunta: Qual o valor da bolsa de estágios?
-
Qual o valor da bolsa de estágios?
O valor das bolsas de estágio é referente do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), e inclui subsídio de refeição, um seguro, viagens de ida e volta para Portugal. A secretaria-geral do MNE presta ainda apoio na procura de alojamento.