“Existe o risco de estagflação, mas ainda poderá ser evitado”, diz Catrogapremium

Políticas de estímulo da oferta e a utilização inteligente dos fundos europeus podem ajudar a evitar a estagflação, argumenta Eduardo Catroga. E a política monetária tem de normalizar com cuidado.

O ex-ministro das Finanças e ex-gestor de várias empresas admite que existe um risco de estagflação -- crescimento baixo, inflação elevada e muito desemprego -- na Zona Euro e em Portugal, mas considera que os Estados ainda vão a tempo de a evitar. " Estamos numa situação de risco [de estagflação], mas não é uma inevitabilidade", diz, em entrevista ao ECO publicada esta quarta-feira. Além do choque da pandemia e da guerra na Europa, o economista Eduardo Catroga culpa a "acelerada" transição energética da União Europeia pela subida dos preços da energia. Qual é a probabilidade de haver estagflação na Zona Euro e em Portugal? As economias têm estado sujeitas a dois choques, a que se acrescenta agora um terceiro. O primeiro choque foram as sequelas da pandemia, com a recuperação da riqueza

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.