Schiappa Cabral & Associados atenta à dinâmica do mercado e com novas áreas no horizonte

Pedro Schiappa Cabral e Pedro Teles Feio, sócios da Schiappa Cabral & Associados, fizeram um balanço dos sete anos do escritório. Revelaram que estão atentos à “realidade dinâmica” do mercado.

A Schiappa Cabral & Associados foi fundada em 2015 e, segundo o sócio fundador Pedro Schiappa Cabral, o balanço dos primeiros sete anos é “francamente positivo”, tendo o escritório vindo a “afirmar-se sem nunca descurar os princípios que sustentaram a sua fundação”.

À Advocatus, o sócio explicou que o objetivo era estabelecerem-se no mercado enquanto uma “sociedade de referência” e que têm vindo a afirmar-se enquanto boutique legal especializada em Direito Societário e M&A e a “alcançar com sucesso os seus propósitos”.

“Desde a primeira hora, norteia-nos uma cultura de exigência que pretendemos que se traduza numa resposta especializada, célere e adaptada às necessidades específicas de cada um dos nossos clientes”, sublinhou Pedro Schiappa Cabral.

Pedro Schiappa Cabral, sócio fundador da Schiappa Cabral & Associados, e o sócio Pedro Teles FeioHugo Amaral/ECO

O sócio defendeu que enquanto boutique privilegiam o acompanhamento personalizado a cada cliente e que uma das principais preocupações advém da necessidade de que o “crescimento e a evolução da sociedade seja feito através de pequenos passos, firmes e seguros, sem nunca pôr em causa a cultura da sociedade e o caminho até aqui percorrido”.

“Sem nunca prescindir da nossa identidade, a sociedade tem vindo a crescer de uma forma gradual, sólida e sustentada, tendo aumentado o número de clientes, alargado as áreas de intervenção e também aumentado e retendo na nossa equipa advogados que se identificam com a nossa cultura e forma de advogar”, acrescentou o advogado.

Segundo Pedro Schiappa Cabral, a Schiappa Cabral & Associados assenta o seu desenvolvimento em dois os pilares: nos valores éticos e nas competências técnicas. “Defendemos o exercício da advocacia pautado por princípios éticos e morais exigentes, fundamentados na integridade, honestidade, lealdade e transparência, em todas as relações profissionais que estabelecemos, seja com clientes, colegas e com todos aqueles que fazem parte da Schiappa Cabral”, referiu.

Pedro Schiappa Cabral, sócio fundador da Schiappa Cabral & AssociadosHugo Amaral/ECO

Até ao momento, o sócio fundador garante que de um modo global os objetivos traçados têm vindo a ser cumpridos. Explicou ainda que fazem anualmente uma análise detalhada de modo a aferir o desempenho do escritório em relação aos objetivos que se propõem e que lhes permite identificar as melhorias necessárias e ajustar a estratégia. “Esse processo de avaliação contínua é essencial para garantir que estamos a trabalhar na direção dos nossos objetivos”, sublinhou.

Escritório atento à “realidade dinâmica” do mercado

A equipa da Schiappa Cabral & Associados é composta por 12 profissionais e a sua atuação centra-se essencialmente na área de Societário e M&A. Ainda assim, Pedro Schiappa Cabral explicou que para atender às necessidades dos clientes têm vindo “progressivamente” a prestar serviços de forma mais transversal.

“Por esse motivo a nossa estratégia tem sido a de reforçar a equipa da Schiappa Cabral & Associados e ganhar valências em outras áreas conexas, particularmente, áreas como o Direito Imobiliário, Direito Laboral e Litigation. Estas áreas são hoje uma aposta firme da Schiappa Cabral & Associados para continuar a crescer e a afirmar-se, mantendo a cultura de um acompanhamento de excelência e personalizado às necessidades de cada cliente”, notou o sócio.

Para além da prestação de serviços de forma mais transversal, Pedro Schiappa Cabral avançou que tem-se revelado importante para o crescimento do escritório o facto de assessorarem clientes de diferentes indústrias, como de energias renováveis, pesca, indústria automóvel, novas tecnologias, financeiro e seguros.

O sócio assegurou ainda que estão atentos à “realidade dinâmica” do mercado em que se inserem e que estão focados em apostar em áreas e indústrias conexas àquelas onde já prestam serviços, em particular o Direito Agrícola e as implicações do novo quadro comunitário para o Agronegócio, o Direito do Ambiente e o impacto das Energias Renováveis.

Assim, Pedro Schiappa Cabral assumiu que se definem no mercado de advocacia como uma boutique legal e é nesse segmento que pretendem continuar a afirmar-se através da especialização dos serviços prestados.

“Entendemos que é a cultura e identidade da Schiappa Cabral & Associados que nos define e nos distingue, o que se traduz numa prática da advocacia eminentemente conectada com os nossos clientes, procurando sempre privilegiar soluções jurídicas que vão ao encontro das necessidades específicas de cada cliente. É, precisamente, dessa conexão que entendemos que deve resultar relação de confiança entre advogado e cliente, definidora da nossa forma de advogar”, disse.

Foco nos clientes e em novas áreas

O mundo está mais tecnológico do que nunca e esse é um desafio na advocacia. À Advocatus, o sócio Pedro Teles Feio admitiu que vivemos uma “nova era da eficiência” potencializada pelo acesso às mais recentes tecnologias, como a inteligência artificial, a análise de dados e a gestão documental. “Temos consciência que as sociedades que não se adaptam a esta realidade estão já a ser ultrapassadas, pelo que o desafio primordial que atravessamos atualmente é continuar a transformar a Schiappa Cabral & Associados numa sociedade “hi-tech””, referiu o sócio.

Pedro Teles Feio sócio da Schiappa Cabral & AssociadosHugo Amaral/ECO

Pedro Teles Feio avançou ainda que outra das preocupações do escritório é a captação e retenção de talento, uma vez que defende que a pessoa é a “base de todas as relações interpessoais e de todas as instituições, pelo que uma sociedade de advogados é, antes de mais, um conjunto de pessoas que juntas prestam serviços jurídicos”. “Privilegiando a nossa a criação de relações de confiança, é essencial para nós mantermos os nossos melhores quadros e conseguirmos captar novos talentos no mercado, o que, num mundo global e num mercado ultracompetitivo, representa um enorme desafio”, acrescentou.

Sobre os próximos passos a dar, o sócio afirmou que estão focados em continuar a “cimentar as relações de confiança” com os clientes e em crescer noutras áreas de direito e em novas indústrias, “o que nos vai permitir continuar, gradualmente, aumentar a nossa equipa e, consequentemente, poder vir a aceitar novos e maiores desafios”. “Pretendemos também desenvolver a implementação da nossa marca, através da presença online. Este é, aos dias de hoje, um aspeto cada vez mais relevante”, disse.

Pedro Schiappa Cabral, sócio fundador da Schiappa Cabral & Associados, e o sócio Pedro Teles FeioHugo Amaral/ECO

Apesar de considerar impossível conseguir traçar objetivos concretos numa perspetiva de 10 anos, Pedro Teles Feio identificou algumas tendências.

Uma dessas tendências é a crescente importância da tecnologia no mundo jurídico. “Com a rápida evolução dos avanços tecnológicos, é fundamental que as sociedades de advogados estejam atualizadas e preparadas para lidar com novas ferramentas e plataformas digitais. A automação de processos, a inteligência artificial e a análise de dados serão cada vez mais importantes para a prestação de serviços jurídicos eficientes e de alta qualidade”, explicou.

Outra das tendências apontada pelo advogado é o aumento da concorrência no mercado jurídico, uma vez que com a globalização e a abertura de novos mercados, surgem novos concorrentes e modelos de negócios disruptivos. “As sociedades de advogados terão de estar atentas a essas mudanças e adaptar as suas estratégias para se manterem competitivas”, referiu.

“Além disso, a ética e a responsabilidade social serão cada vez mais valorizadas pelos clientes e pela sociedade em geral. As sociedades de advogados que tiverem uma postura comprometida com a responsabilidade social irão diferenciar-se no mercado”, concluiu.

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