5 auto-biografias de publicitários para se inspirar

Pensem em alguém que chega à publicidade sem nunca ter estudado publicidade ou algo parecido – que mais poderia fazer que não ler tudo o que me aparecia à frente sobre o tema?

Tenho uma certa dificuldade em entender a falta de memória que, por vezes, o mercado publicitário tem. Bem sei, que a nossa profissão vive em grande parte da capacidade de prevermos o futuro, mas também sei que a publicidade só existe nos moldes atuais graças a grandes profissionais que no passado construíram a nossa profissão. É certo que a História não se repete, mas também é certo que quem não a conhece dificilmente conseguirá antecipar o futuro.

Sendo um tipo levemente teimoso, tendo a aconselhar livros sobre publicidade a muitas pessoas. Desde aos meus alunos, até aos meus clientes, passando pelos estagiários e até por pessoas que simplesmente me parecem interessadas no tema. Sei que ao fazê-lo passo muitas vezes por pretensioso, mas garanto-vos que só o faço por acreditar verdadeiramente que os livros são realmente a melhor forma de nos prepararmos para o nosso trabalho.

Durante todo o meu percurso profissional, os livros foram, sem dúvida, os meus maiores aliados. Pensem em alguém que chega à publicidade sem nunca ter estudado publicidade ou algo parecido – que mais poderia fazer que não ler tudo o que me aparecia à frente sobre o tema?

Foram os livros que me transformaram no profissional que sou hoje. Mas foram principalmente os livros auto-biograficos que mais me ensinaram. Não sobre as técnicas de como fazer um anúncio (isso aprende-se a fazer), mas antes sobre como sobreviver neste mundo que tem tanto de apaixonante como de desafiante.

Hoje deixo-vos 5 sugestões de auto-biografias de grandes publicitários, que certamente também vos vão ajudar:

1. “Confissões de um publicitário” – David Ogilvy

Confissões de um Publicitário – David Ogilvy

 

David Ogilvy é por si só sinónimo de publicidade. A nenhum nome devemos mais na publicidade moderna do que a este escocês, que foi chef de cozinha em Paris, singrou em Nova Iorque e acabou por falecer no seu Chatêau de Touffou em França.

Este livro é uma entusiasmante viagem não só ao mundo da publicidade, mas a uma época em que o próprio mundo mudou a uma velocidade alucinante. Se a publicidade tivesse uma bíblia, certamente que seria este livro.

2. “Confesiones personales de un publicitario” – Luis Bassat

Confesiones Personales de un Publicitario – Luis Bassat

 

Luis Bassat é provavelmente o mais influente publicitário espanhol e uma das personalidades que mais influenciou o crescimento de Barcelona e de toda a Catalunha. O nome do seu livro não é inocente, foi precisamente Bassat que lançou a Ogilvy em Espanha, tendo-se tornado amigo pessoal do seu fundador David.

Esta auto-biografia conta a história de um lutador. Um publicitário que se afirmou à custa do seu talento, mas principalmente de muito trabalho. Um publicitário que esteve intimamente ligado ao mundo político e que por isso nos ajuda a perceber a Espanha e a Barcelona dos últimos 30 anos.

3. “A publicidade segundo o meu Tio Olavo” – Edson Athayde

A Publicidade Segundo o Meu Tio Olavo – Edson Athayde

O mercado publicitário português está infelizmente muito mal documentado bibliograficamente. Este livro, do atual CEO e CCO da FCB Lisboa, é a grande exceção. Bem sei, que não é uma auto-biografia no sentido literal do tema, mas não deixa, no entanto, de ser um livro escrito num registo auto-biográfico.

Quem quiser saber mais sobre a publicidade portuguesa e conhecer por dentro uma das mais inquietantes cabeças deste mercado, não pode certamente deixar de ler esta obra.

4. “O que a vida me ensinou” – Washington Olivetto

O que a Vida me Ensinou – Washington Olivetto

 

A publicidade já me deu muita coisa boa na vida, mas certamente uma das melhores foi a possibilidade de privar de perto com Washington Olivetto. Este é certamente um dos maiores génios da história da publicidade brasileira, mas também um dos maiores criativos do mundo.

Mas esta não é só uma auto-biografia de um publicitário, mas também de uma das maiores personalidades do Brasil. Não é por acaso que Olivetto foi um dos transportadores da tocha nas Olimpíadas do Rio de Janeiro e também um dos rostos dos selos da cidade maravilhosa.

5. “O que interessa é a vida” – Loducca

O que Interessa é a Vida

 

Esta é uma biografia diferente de todas as anteriores. Não é sobre o grande publicitário Celso Loducca, mas antes sobre a agência de publicidade brasileira Loducca, hoje “LDC”. Não foi escrita pelo Loducca, mas retrata bem todo o processo de nascimento e crescimento de uma agência que tem o seu lugar na história da criatividade moderna. Uma obra a não perder, principalmente na sua versão para iPad.

Nesta lista, faltam muitos outros livros, mas estes são certamente alguns dos que mais me marcaram. Poderão dizer-me que a nível mundial nem sequer são os mais importantes, afirmação com que obviamente concordo. No entanto, são aqueles que pela forma como estão escritos melhor me ajudam a lidar com o meu dia-a-dia profissional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 auto-biografias de publicitários para se inspirar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião