A cultura enquanto elemento diferenciador para reter e re-atrair talento

  • Fernando Braz
  • 25 Outubro 2022

Desde o incentivo à diversidade até a viabilização da sustentabilidade, a forma como os líderes mostram que estão a agir com os interesses de todas as partes interessadas nunca foi tão importante.

Apesar da instabilidade económica crescente ao longo dos dois últimos anos, a conhecida tendência de Great Resignation não mostra sinais para diminuir. Segundo uma pesquisa global da McKinsey, o conjunto de colaboradores que planeia abandonar os seus empregos este ano permanece inalterado relativamente a 2021, à volta de 40%.

A oferta de um cargo mais sénior, melhor remuneração e trabalho com um maior propósito estão no topo das razões dos colaboradores para se mudarem para outro sítio. A atração da cultura de uma empresa também está a incentivar maiores taxas de retenção. Ou uma recandidatura, como se constata cada vez mais.

O recrutamento dos chamados boomerangs – trabalhadores que regressam a um empregador anterior – está a aumentar. De todas as novas contratações entre empresas no LinkedIn, 4,5% tratava-se dos chamados trabalhadores boomerang em 2021, em comparação com 3,9% em 2019, de acordo com dados do LinkedIn.

Com o aumento da inflação e dos custos de gestão de uma empresa, principalmente das contratações, repensar como os empregadores se relacionam com os colaboradores que se mudam para outro lugar traz benefícios para ambas as partes. Observar os seus valores, as oportunidades de crescimento que oferecem e como fomentam uma cultura de conexão irá garantir que os melhores talentos nunca estejam longe.

A cultura como elemento diferenciador

No atual ambiente de negócios, o poder da liderança empática e orientada por valor para gerar melhores resultados de negócios não pode ser subestimado.

Num inquérito recente da PwC com 3.200 líderes e colaboradores em todo o mundo, 69% dos entrevistados que disseram que as suas organizações se conseguiram adaptar no ano passado também afirmaram que a sua cultura tem sido uma fonte de vantagem competitiva. Para aqueles que pensam nos seus líderes como “modelos de valor, propósito e cultura”, 85% dizem que a cultura da sua organização oferece uma vantagem competitiva.

Desde o incentivo à diversidade até a viabilização da sustentabilidade, a forma como os líderes empresariais mostram que estão a agir com os interesses de todas as partes interessadas nunca foi tão importante para os trabalhadores.

Além de pretender sentir um sentido de propósito partilhado, as pessoas anseiam por um sentimento de pertença e uma experiência mais gratificante para os colaboradores. O fracasso dos empregadores em responder às novas exigências de autonomia e flexibilidade no trabalho estão entre as principais razões pelas quais muitos colaboradores se despediram das suas funções ou se retiraram completamente do emprego a tempo integral.

À medida que as necessidades dos colaboradores continuam a mudar, os empregadores que ouvem e adaptam a sua cultura em conformidade estarão em melhor posição para atrair e re-atrair talentos.

Recompensar ambição com competências

Qualquer colaborador pretende sentir-se valorizado pelas chefias e percecionar um caminho claro para a progressão na carreira.

Dar aos trabalhadores as oportunidades e os recursos certos para expandirem as suas competências beneficia todos e, uma forma como as empresas podem fazê-lo, é através de plataformas internas de ensino para desenvolver novas soft e hard skills, que ajuda ainda a encontrar formas de promover colaboradores para funções novas ou apoiar os profissionais a fazerem mudanças inspiradoras nas suas carreiras.

A aprendizagem promovida e paga pela empresa é uma forma prática e económica de obter o melhor das equipas e criar um ambiente de trabalho no qual os colaboradores sentem que as suas carreiras podem prosperar.

Manter-se conectado

À medida que os colaboradores reavaliam a sua relação com o trabalho e procuram por um maior equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal, as empresas ainda podem manter um sentido de conexão com aqueles que desejam regressar.

Investir numa rede de alumni é uma ótima forma de manter os colaboradores anteriores atualizados sobre as últimas notícias da empresa, eventos e funções disponíveis. Além de dar aos antigos colaboradores a oportunidade de expandirem a sua rede, fornecer acesso a ferramentas úteis de ensino pode ser um recurso importante para ajudar os aspirantes a boomerangs a atingirem o objetivo desde o primeiro dia.

Tirar partido dessas iniciativas de rede é uma estratégia inteligente para garantir que os colaboradores do passado e do presente permaneçam envolvidos, para que a empresa possa responder rapidamente às tendências dos colaboradores que se encontram em evolução, retendo e atraindo novamente os melhores talentos.

  • Fernando Braz
  • Country Leader da Salesforce em Portugal

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