A hiper-vigilância da Amazonpremium

O império de vigilância continua a crescer, pelo que a perspetiva tem de mudar: a Amazon não é um retalhista, é um operador de dados pessoais com perigosas tendências monopolistas.

A Amazon continua na sua lógica de aquisições e aguarda agora pela autorização para fechar o acordo anunciadocom a iRobot. Interessa perceber o que está em causa: a Amazon não vai pagar 1.7 biliões por causa da tecnologia de aspiração autónoma; o que a empresa de Jeff Bezos está a comprar é o mapeamento digital do interior de todas as casas dos utilizadores dos Roomba. O império de vigilância da Amazon vai ganhar mais uns milhares de dados sobre cada utilizador dos seus serviços. Graças ao serviço Amazon Prime, a empresa sabe o que compramos, o que queremos comprar e o que procuramos (o motor de pesquisa da Amazon é mais usado que muitos concorrentes do Google). Com as campainhas Ring, a empresa sabe quem entra em casa e a que horas, para além de controlar imagens da rua que depois

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.